Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 30 de julho de 2023

Lions Clube de Crato Centro - Por Antônio Morais.

O Lions Clube de Crato Centro foi o segundo Clube de Lions do Ceará, o primeiro foi o Fortaleza Centro. 

Data da fundação - 08 de Dezembro de 1955.

Clube padrinho - Lions Clube de Fortaleza Centro.

Primeira  diretoría : 

Presidente : Raimundo Quixadá Felicio.

Secretario : Otacilio Anselmo e Silva.

Tesoureiro : Francisco Tavares Bezerra, Tarcisio Leitinho.

Sócios fundadores :

Raimundo Quixadá Felicio.

José Wilson Machado Borges.

Otacilio Anselmo e Silva.

Pedro Felicio Cavalcante.

Francisco Sousa Nascimento.

José Maria da Cruz.

Edson de Almeida Castro.

Expedito Gomes Silva.

Cândido Figueiredo.

Edson Donizete Coelho.

Cicero Barbosa de Carvalho.

José Wilson Marques.

Antonio Machado.

Ernani Brigido e Silva.

Manuel Mauricio Almeida.

Jaime Dorcy Bezerra.

Antonio Alves de Queiroz.

Otaviano Dustam Pessoa Monteiro Filho.

José Leandro Correia, Gessy.

O Lions Clube de Crato Centro disseminou a semente do leonismo na região. O primeiro Clube criado foi Várzea-Alegre seguido por Brejo Santo, Barbalha, Campos Sales, Juazeiro do Norte e diversas cidades da região. 

O Lions Clude de Varzea-Alegre foi um clube muito atuante. Nenhum empreendimento naquela cidade deixou de ter a participação e colaboração do Lions Clube,

A construção do Creva - Clube Recreativo de Várzea-Alegre foi ação do Lions Clube. 

Permitam-me contar uma historinha de uma promoção para angariar fundos para o edificação do suntuoso prédio do Creva. Representação de todas as cidades circunvizinhas. O Crato Centro fazia-se representado pelos casais : Albino Oliveira e Doralice, Arlindo Matias e Julita, Francisco José Pierre e Marlene,  José Leandro Correia, Gessy e Maria Astrês Aires.

Terminado o desfile, eleita a "Rainha da festa", Joaquim Honório de Oliveira, Quinco Honório teve a brilhante ideia de levar a leilão uma prenda inusitada, "uma dança com as rainha eleita".

Assim é que o empresário cratense e membro do Lions Clube de Crato Centro Francisco José Pierre arrematou por 83 mil ( do dinheiro da época ) o direito de dançar com a rainha do evento. 

Dançou, um pouco desajeitado, ele não era nenhum pé de valsa, mas causou inveja a todo mundo no baile.

O Lions Clube de Várzea-Alegre sempre teve participação destacada nas convenções leonística da região, especialmente nas da cidade do Crato.

2 comentários:

  1. No Ceará, o Distrito LXV de Lions teve clubes em quase toda totalidade dos municípios do estado. Francisco José Pierre no cargo de presidente de Divisão e Vice-Governador do Distrito fundou clubes em todas as cidades da região de sua jurisdição.

    ResponderExcluir
  2. Peço permissão para contar uma história como prova do caráter, honradez, decência e probidade do nosso amigo Francisco José Pierre. No fervor de uma eleição eleitoral acirrada, o maior líder do Crato nas últimas décadas Dr. Humberto Macário de Brito fez o presente pronunciamento em discurso no palanque a respeito do nobre amigo Chico Pierre, seu adversário naquela eleição : "É costume, nas campanhas eleitorais os políticos colocarem defeitos em seus adversários, mas eu não posso nem tenho direito de fazê-lo. Chico Pierre é a medida padrão da decência, honradez, honestidade e capacidade. Infelizmente estamos politicamente em lados antagônicos, mas eu nem ninguém tem o direito de deixar de fazer esse reconhecimento".

    ResponderExcluir