Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 26 de julho de 2023

LOUVORES AO DIA DOS AVÓS - Por Antonio Gonçalo de Sousa.

Avós paternos.

Instituído em 2003, pela Assembleia Portuguesa, em 26 de Julho é comemorado o Dia dos Avós. A data, por decisão do Vaticano, é celebrada mundialmente no Dia de São Joaquim e de Santa Ana, avós de Jesus Cristo. 

Em que pese ainda pouco lembrada, a data começa a despertar atenção. Torçamos para que sirva, não só como apelo comercial, mas também para evocar legados desses personagens tão importantes para sedimentação de valores culturais, cívicos e familiares.

Avós maternos.

Aproveito para externar minha gratidão particular aos meus avós paternos (Antonio Gonçalo Araripe e Maria Aninha de Sousa) e maternos (Raimundo Cesário de Souza e Maria Tereza de Jesus), todos já elevados para o campo celestial.

Considero que deles herdei alguns princípios importantes que me ajudaram muito ao longo do tempo. Gostaria de ter absorvido mais, mas julgo que o pouco que aprendi serviu e serve para me embrenhar pelas curvas e passagens boas da vida. 

No meu livro  "TROPEIRISMO NOSSO" - que escrevi com auxílio do irmão José Gonçalo, reportamos parte dos comportamentos e atitudes dos nossos avós, especialmente do avô paterno, Antonio Gonçalo Araripe, protagonista da estória.

Mas nossos avós maternos também tiveram qualidades e valores particulares merecedores de expressão em veículos literários do gênero. O tempo e o Grande Criador hão de propiciar a hora e meio adequados para tal.

Minha opinião particular e modesta é que ambos os casais, além de humildes e trabalhadores, eram perseverantes e tinham uma boa visão futurista. Prova é que, sem terem obtido nenhuma herança, angariaram créditos, educaram filhos, adquiriram respeito e alguns bens materiais importantes para a época. 

Parabéns aos nossos antepassados.

2 comentários:

  1. Prezado amigo Antônio Gonçalo de Sousa. A exemplo de São Joaquim e Senhora Santana seus avós Antônio Gonçalo e Maria Aninha, Nenêm Cesário e Maria Teresa de Jesus honraram os seus ascendentes e descendentes. Conheci muito bem Antonio de Gonçalo e sei da amizade que existia entre ele e Nenem Casário. Dois grandes amigos. Exemplos de homens a serem seguidos. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Antonio Morais é um conhecedor profundo dos personagens. As famílias de Antonio Gonçalo e Raimundo (Nenên) Cesáro tinham vínculos fraternos e respeitosos e negociais mútuos.
    Além do parentesco (minha avó paterna era sobrinha do meu avô materno), aproximações comerciais e financeiras uniam os progenitores. Antonio Gonçalo, que era um empreendedor comercial, supria-se de empréstimos monetários junto a Nenên Cesário, um modesto agricultor e financista nato.

    ResponderExcluir