Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de agosto de 2023

ANIVERSÁRIO DO ARTILHEIRO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Geraldino Savará, 73 anos, 98 gols no Castelão, 72 no Romeirão e mais um bocado de tentos por onde andou.

De Ipaumirim para o Icasa de Juazeiro, no finzinho da década de 1960. Fisgado pelo Guarany de Sobral, acabou sendo contratado pelo Fortaleza, onde fez história.

Está na galeria dos ídolos do tricolor. Festejado ainda hoje pela torcida do Leão. Defendeu, também, Ceará, Ferroviário e Tiradentes. Chute forte e velocidade eram com ele mesmo.

Lembro do primeiro treino de Geraldino pelo Icasa, no antigo estádio da Liga Desportiva Juazeirense (LDJ). Chegou como meia- armador, formando com Luciano na meia-cancha.

Num jogo de decisão contra o Guarani, em 1970, marcou um gol do meio de campo no goleiro Clodinei. Fez gol de todo jeito, menos em cobrança de penalidades, que não gostava de cobrar.

No rico futebol de hoje, estaria milionário.

Geraldino Saravá, um grande nome da história do nosso futebol. Parabéns e muito obrigado pela alegria proporcionada pelos seus gols.

Nas fotos, o artilheiro quando atuou pela Seleção de Juazeiro, na década de 1960, e pelo Icasa, no início dos anos 1970.

4 comentários:

  1. Parabéns ao grande profissional da bola. Tive a honra de vê-lo jogar. Uma criatura gentil e muito decente. Nada tatuado. Exibia-se pelo carater.

    ResponderExcluir
  2. Comentario do Francisco Varela Pinheiro.

    Pedrinho.
    Agente adolescente jogávamos no campinho de aréia que ficava à baixo, ao lado do campo do Cariri.
    Wilton Bezerra já com seus 13 anos. Pegava um Sabugo de Espiga de Milho e ficava irradiando o jogo de nossa pelada.
    Isso foi nos anos dourados.
    1960 à 1970.
    Linda recordação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Varela Pinheiro - Feliz daquele que tem uma memória prodigiosa e não perdeu a capacidade de sentir saudades.

      Excluir
  3. Prezado amigo Wilton - Eu sei que o amigo não gosta de bajulador. E para que eu não seja considerado um bajulador vou me abster de bajular. Mas, sua vocação, nascida na Várzea da Conceição, de passagem pelo Crato, Juazeiro do Norte e, por fim, Fortaleza, tinha que ser vitoriosa em todo o sistema de informações e comunicações : Rádio, televisão, tudo.


    ResponderExcluir