Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 12 de outubro de 2023

BODAS DE ESMERALDA - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

As "Bodas de Casamento" surgiram em pequenos povoados da Alemanha, onde as pessoas costumavam comemorar os aniversários das épocas de casórios. Segundo a história, ws bodas simbolizam a "promessa" que cada casal fez no dia de núpsias.

Para cada etapa, foi atribuído um material simbólico, com significados e valores crescentes, representado as dificuldades, progressos e os sucessos obtidos pelos casais ao longo do tempo.

Como exemplo, temos uma gradação que vai do 1° ano de aniversário, que é representado pelo papel - um material frágil, mas que tem origem na árvore, que nasce de uma pequena semente, mas pode crescer, se desenvolver e produzir frutos.

Os simbolismos prosseguem; com as "Bodas de 10 anos", representada pelo zinco, que significa proteção; "Bodas de 20 anos", com o estanho, simbolizando a resistência; de "30 anos", com a pérola, se referindo à sua origem própria. E assim vai. 

Eu e minha esposa Silvana estamos na fase das "Bodas de Esmeralda", que representa o nascimento e o amor. No último dia dez de outubro iniciamos a completude de 40 anos de casados. Digo iniciamos, porque, na verdade, casamos no civil em 10.10.1983 e nosso matrimônio católico aconteceu em 18 de dezembro daquele ano. 

Estamos contentes e gratos ao Grande Criador por tudo que vivenciamos, aprendemos e alcançamos ao longo desse tempo. Com saúde, paz, fé e coragem para enfrentar e viver plenamente os Designios que Deus vai nos oferecer de agora em diante. 

Somos gratos também aos familiares e amigos que nos acompanharam e ajudaram na vida, e em especial aos tesouros que colhemos da semente matrimonial que plantamos; que são nossas filhas Grazielly e Grabrielly e os netos(as) Maria Eduarda, Isabelly e Israel, amparados muito bem pelos genros Gustavo e André.

Obrigado Deus.

2 comentários:

  1. Prezado amigo Antonio - Espero desejo e confio que Deus vai conceder ao nobre casal quantas bodas ou mais foram concedidas aos amigos Mundim Gonçalo e Rita para felicidade da familia.

    ResponderExcluir
  2. Meus pais completaram 73 anos de casados, no último 1° dia de setembro. Rogamos a Deus para que nos conceda esse mesmo tempo, com paz, saúde, fé e coragem.

    ResponderExcluir