Parte 05.
Foto, com a filha Delane e as três netas.
Sua saída de Crato.
Desgostoso com o desmembramento feito na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, a qual ficou reduzida a poucos quarteirões no centro de Crato, em 1969, Mons. Rubens deixou a Diocese do Crato e fixou residência na cidade de Recife, Pernambuco, onde veio a ocupar o cargo de Magnífico Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, de Janeiro de 1971 a Janeiro de 1978.
Sobre seus últimos dias, o cronista Antônio Morais escreveu, recentemente, que ele pediu dispensa do estado clerical e, depois de obtida essa permissão, casou no dia 22/12/1978 com a pernambucana Vitória Maria Leal. Do seu casamento nasceu, em 13 de maio de 1980, uma filha, registrada pelo nome Delane Maria Leal de Lossio.
Rubens Gondim Lóssio faleceu em Recife, em 04 Abril de 2005, legando aos pósteros o exemplo de um cidadão honesto e inteligente, profundamente devotado ao serviço da comunidade.
Ainda hoje seu nome é lembrado com profundo respeito pela comunidade cratense, a quem serviu com competência e idealismo, por várias décadas da sua profícua existência.
Fonte Armando Lopes Rafael.
Depois destes relatos relativos ao Rubens Gondim Lóssio eu recebi uma mensagem de sua filha Delane Maria Leal de Lóssio nos seguintes termos : "Foi a primeira vez que escreveram a historia do meu pai completa ". Antes só escreviam sobre o padre, o monsenhor e o reitor.
ResponderExcluirEla tem razão e o homem, o esposo, o pai e o avô porque não!
Como o Padre Frederico Niherrof, Monsenhor Rubens também deixou a Diocese do Crato descontente e aborrecido com os desmembramentos na jurisdição da Sé Catedral. A Diocese perdeu e muito com a ausência dos dois religiosos.
ResponderExcluirFiquei feliz de conhecer conhecer a outra face desse homem maravilhoso. Passei minha infância ao seu lado na paróquia de Crato. Muitas vezes ele frequentava nossa casa e nós levava aos engenhos de cana de açúcar em suas missões. Parabéns a essa família linda.
ResponderExcluir