Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Joaquim de Figueiredo Correia, um grande homem público

          

   Houve um tempo em que os políticos recebiam o respeito da população. O Ceará foi um estado que possuiu grandes e honrados homens públicos. Um deles foi Joaquim de Figueiredo Correia (foto acima). No último dia 26 de agosto de 2024, a Assembleia Legislativa do Ceará fez uma sessão solene para homenagear o centenário de Joaquim de Figueiredo Correia. Ele foi um dos grandes líderes políticos do Cariri em todos os tempos. Na ocasião foi lançado o livro biográfico “Política com dignidade”, escrito pelo filho do homenageado, Francisco José Vieira de Figueiredo Correia. 

    O ex-governador Lúcio Alcântara relembrou momentos marcantes da vida política de Figueiredo Correia e exaltou suas qualidades pessoais e profissionais. “Sua vida foi marcada por moralidade, lealdade, sensibilidade social e amor à terra. Ele sempre cultivou o respeito à autoridade constituída, sem jamais se submeter a práticas vassaladoras”, comentou.

    Natural do município de Várzea Alegre, Joaquim de Figueiredo Correia estabeleceu residência em Fortaleza, onde estreou na política estudantil. Foi eleito para a presidência do Centro Estudantil Cearense, quando, durante seu mandato, foi construída a Casa do Estudante, ainda em funcionamento no bairro Aldeota, em Fortaleza. Em 1945, filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD), pelo qual foi eleito deputado estadual por quatro mandatos. Entre 1959 a 1962, assumiu a Secretaria da Educação e da Saúde do Estado do Ceará. Em 1963, elegeu-se vice-governador na chapa encabeçada pelo coronel Virgílio Távora, mas renunciou ao cargo para concorrer a uma cadeira de deputado federal, para a qual foi eleito e reconduzido por mais três mandatos. Também assumiu a Procuradoria do Tribunal de Contas do Município e foi membro do Conselho Estadual da Educação.

(Postado por Armando Lopes Rafael)

Um comentário:

  1. Prezado Armando Rafael - O meu pai José Raimundo de Morais nasceu em 1919. Joaquim de Figueiredo Correia nasceu em 1920. Joaquim Figueiredo filho de família rica, o pai dele o Coronel José Correia Lima tinha, à época, possuía 4 mil cabeças de gado. Meu pai de família pobre, mas as famílias eram muito amigas e fervorosas devotas de São Raimundo. Tiveram uma adolescência de muita união. Figueiredo chamava Josefa Alves de Morais, minha avó de Mãe Zefa.
    Sempre que ia a Várzea-Alegre visitava o Sanharol. Figueiredo descendente do Major Joaquim Alves, a família de minha avó descendente de José Raimundo do Sanharol, que era irmão do Major Joaquim Alves.
    Numa campanha politica, Figueiredo chegando no Sanharol cumprimentou minha avó dizendo : Mãe Zefa, como vai a senhora? Ela respondeu, estou bem, graças a Deus. Este ano eu posso contar com o seu voto? Não, porque Pedro, está apoiando Ossian Araripe, mas eu estou rezando para você se eleger. Pedro Sátiro, era prefeito de Várzea-Alegre e neto de minha avó.
    Figueiredo propôs : Vamos fazer um negócio, vote pra mim e reze para o Ossian se eleger. A sorte de minha avó é que os dois se elegeram.


    ResponderExcluir