Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Para sair da zona de rebaixamento, só se o PT virasse à direita - Por Mário Sabino, o Antagonista.

O epílogo de Lula e a ideologia caduca são as causas da tísica do PT, para além das circunstâncias policiais, certamente muito definidoras.

Quem acompanha este colunista, seja para concordar, discordar civilizadamente ou apenas xingar, sabe que venho dizendo, desde há algum tempo, que o PT pode virar o PSDB e fenecer como a Dama das Camélias.

A tísica do PT tem duas causas de fundo, para além das circunstâncias policiais, certamente muito definidoras também, apesar da limpeza de barras promovida pelo STF, como essa agora de José Dirceu.

A primeira das causas de fundo é o epílogo da carreira política de Lula, de quem o partido depende e para o qual não há substituto visível no horizonte e não haverá.

A segunda causa é a ideologia caduca, peso morto que também afundou a esquerda em outras paragens. O ideário petista ou é a cartilha revolucionária ou é a cartilha assistencialista — que já teve muita utilidade eleitoral, antes de ser incorporada por todos os partidos e fundir-se à paisagem geral populista, assim como os cactos na caatinga.

Nenhuma dessas cartilhas jamais teve conexão com a realidade de um país que precisa superar os abismos profundos, do sanitário ao tecnológico, que o separam das nações civilizadas.

Um comentário:

  1. O PT por ignorância, má fé ou pelas duas coisas juntas, não ler nem faz uma analise sobre uma postagem dessas. Ficam os seus dirigentes procurando culpados, trocando insultos.

    Tudo bem, deixa que o povo faz e o resultado está aí. Um partido que não tem votos, que não elege quase nada. Que o próprio presidente que a ele é filiado não é respeitado.

    Virou chacota.

    E grande parte da causa desse fracasso são as decisões do STF. Tomadas para beneficiar e servi membros do partido e aliados do governo em diversas modalidades de crimes.

    ResponderExcluir