Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Tempos de Fakes news


 Antigamente, as pessoas usavam simplesmente a palavra “mentira” quando a coisa era inverídica...hoje atenuam com um termo em inglês: “fake news” (noticia falsa). Hoje, as "fakes news" viraram rotina na sociedade brasileira...

    Mas as mentiras vêm de longe... desde os tempos do filosofo Sócrates.  Consta que quando iam contar uma “fofoca” a Sócrates, antes de ouvi-la ele ponderava:

    – Você passou esta notícia pelas três peneiras?

    E se o outro perguntasse: que peneiras? Sócrates então explicava:

     - A primeira peneira é: a informação que vais contar é verdadeira?; A segunda peneira: O que  vais contar é algo de positivo? E a terceira peneira: essa tua informação tem alguma utilidade?

      E finalizava o filosofo: “Se o que vais me contar não é verdadeiro, não é bom e não é útil, guarde tua informação só para ti”...

      As autoridades de Brasília bem que poderiam reativar e adotar o costume de Sócrates...

(Postado por Armando Lopes Rafael)



Um comentário:

  1. Mentiras, enganação ou "fakes news" como queiram, tem sido a marca do governo da republica de meia pataca brasileira. Defende a regularização para os outros, mas pratica em seu favor.

    Um governo que se exibe pela falta de decência, honradez e carater.

    ResponderExcluir