Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 25 de janeiro de 2009

Isabel de Morais Rego.

Isabel de Morais Rego, minha bisavó, era a filha caçula de Jose Raimundo Duarte, Jose Raimundo do Sanharol. Convém registrar que o seu nascimento se deu no dia da morte de seu pai. Sua mãe Antonia de Morais Rego pediu que fizessem o velório na casa do Major Joaquim Alves, irmão de Jose Raimundo enquanto ela dava a luz em sua residência no sitio Sanharol. Isabel foi batizada pelo Padre Benedito de Souza Rego de quem também era afilhada. Matrimoniou-se muito jovem 13 anos com o seu sobrinho Francisco Alves de Morais, 23 anos mais velho. Conheceu uma Freira da Casa de Caridade da Fundação Padre Ibiapina de Crato na residência de sua irmã Leonarda Bezerra do Vale, Dada do São Cosme, de quem recebeu uma linda imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Em conversa com as suas filhas Josefa e Raimunda identificou as dificuldades para as celebrações em louvor a santa pela ausência de um hino, um cântico ou bendito como era conhecido á época. Era analfabeta não lia nem escrevia. Mas foi compondo os versos, formando as estrofes e memorizando ao mesmo tempo e deu nesta obra prima:

Maria Auxiliadora,
Nossa mãe tão venerada.
Nas aflições desta vida.
Sede nossa advogada.

Sede nossa advogada,
Sede nossa protetora.
Rogai por nós a Jesus,
Maria Auxiliadora.

As lindas flores do campo,
São uns jardins de Alegria.
Mas não dão para igualar,
Com o retrato de Maria.

Para que com alegria,
Gozemos do sumo bem.
Maria Auxiliadora,
No Céu para sempre amem.
Antonio Alves de Morais
Crato,25.01.2009.


5 comentários:

  1. Isabel de Morais Rego, minha besavó, de seu casamento com o seu sobrinho Francisco Alves de Morais nasceram quatro filhos. Dois não se casaram. Os dois que se casaram lhe deram sete netos. Esses seus netos foram bem mais generosos e lhe deram 46 bisnetos e dos bisnetos já são mais de duas centenas de trinetos. Quase todos tem computador e sabem manusiar a Enternet. Esse seu Hino é cantado em Porto Velho para Nossa Senhora Auxiliadora padroeira da Diocese local, e todos sabem que é de sua autoria. Embora não conheçam a sua historia. depois falarei como isto aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Quando falei que todos sabem manusiar a Enternet estou cobrando comentarios para minha besavó.

    ResponderExcluir
  3. É meu amigo Morais, estamos mesmos interligados por um poder maior. Lendo a sua linda historia de vida, veja que coincidência. Sabe aquele curso de auxiliar de Serviços Médicos que estagiei na casa de saúde São Raimundo Nonato? eu o fiz? no Instituto Padre Ibiapina em Crato. Sua bisavó era uma mulher sabia.A sabedoria vem do alto, para aquele que tem fé.Conversar Deus:É nos momentos de prece que você sente o calor paterno da presença de Deus. é gratificante viver sob a proteção de Deus. Coloque nas mãos dele suas aspirações, seus projetos suas dúvidas e suas dificuldade, e ele será seu guia e apoio no caminho da felicidade e do bem. Comece seu dia conversando com Deus.Abraço carinhoso e fraterno.

    ResponderExcluir
  4. Maria de Fatima.

    Veja este detalhe. No dia que Jose Raimundo Duarte, Jose Raimundo do Sanharol morreu, Sua esposa Antonia de Morais Rego pediu que retirassem o corpo para casa do Major Joaquim Alves que ela ia ter menino. Nasceu então Isabel de Morais Rego minha Besavó. Jose Raimundo do Sanharol teve 14 filhos do primeiro casamento e ainda 11 filhos do segundo. Fora desses casamentos nasceu Antonio Alves Bezerra, o conhecido Antonio Gibão tronco da familia Gibão. Portanto Antonio Gibão era irmão da minha besavò Isabel de Morais Rego bem como dos outros 23 irmãos. Somos o mesmo sangue e a mesma indole.
    Um abraço.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  5. Morai, meu amigo e irmão mais que nunca! o mesmo sangue a mesma indoli. Abraço fraterno e carinhoso

    ResponderExcluir