Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 1 de fevereiro de 2009

Medo

Em seu protesto, Manuel Antonio foi muito corajoso porque naquela época como hoje em dia, mui raro, as pessoas se colocam contrárias às decisões das autoridades religiosas que agem em nome da Igreja, em nome de Deus. Ninguém, absolutamente ninguém encara ou condena os comportamentos de religiosos que muitas vezes se conduzem de forma a afrontar o que determina os mandamentos que regem a doutrina da Igreja. Estão enquadradas como sedutoras principalmente autoridades políticas que na quase totalidade oferecem todo tipo de cortesia, favores e por esses meios acabam por ter o prestigio e 0 poder da simpatia da igreja em beneficio próprio. E pior, muitos religiosos se colocam a serviço de uns por um tempo e depois os deixam e passam a formar com outros num vai e vem de posições sem justificativas, apenas por prazer, magoa e sentimentos ruins e interesseiros. O envolvimentos de lideres da Igreja Catolica com a politica enfraquece a igreja e divide os fiés. Já em 1920 Manuel Antonio fazia o seu desabafo em versos que postarei oportunamente.

7 comentários:

  1. Frase do Papa.

    “O amor ao ouro foi sempre o escândalo e o apróbrio da Santa Fé. Quem não oferece dinheiro ou presentes nada obtém de Roma”.
    Papa Honório III

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Eu estou aqui vendo o Blog do Sanharol e não estou vendo nada de errado. O que foi mesmo que vc me falou sobre um problema ?

    Meus e-mails já estão chegando até você ??

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Estrofe do verso do patrimonio de São Raimundo por Manuel Antonio:

    "Castigue quem merecer
    A defesa é natural
    Não faço nada por mal
    Vós me queira defender
    É que nosso padroeiro
    Não precisa de dinheiro
    Não precisava vender".

    ResponderExcluir
  4. Antonio Morais,

    Parabéns pelo Blog. Deleite-nos com seu bom humor...

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Claude Bloc

    Obrigado pela visita. Estamos iniciando com um pouco da historia religiosa e politica do municipio. quando entrar na parte do humor não terá fim.

    ResponderExcluir
  6. Caro Morais estou visitando hoje o blog do Sanharol, e quero em primeiro lugar parabeniza-lo pela iniciativa, é precioso usar a midia para duvulgar histórias tão belas,exemplos realmente que merecem ser divulgados largamente, de familias e pessoas que passaram pela vida e deixaram contribuições valiosas.
    Quanto ao artigo "MEDO" muito bem escrito e bem atual,pois o exemplo que temos hoje dos representantes de DEUS aqui na terra, não são bem louvavéis e nos deixam carentes com relação a fé religiosa(igrejas/templos) que não são mais refúgio de todos os fiés.Representantes que sendo usados e também usando a boa fé do povo,manobra os menos informados em nome de ideologias que muitas vezes não é comungada pelo senso comum,o que desagrada a muitos e nos deixa sem opção de credo religioso,ainda bem que a palavra de DEUS que é uma só, nos alimenta e conforta.

    ResponderExcluir
  7. Bernardina.

    A humildade triunfa e o orgulho não leva a lugar nenhum. O tempo é infalivel e não perdoa. Nossa igreja está sendo conduzida na contra mão do que diz a doutrina crstã. Infelizmente.

    ResponderExcluir