Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 3 de julho de 2023

093 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais


Há quase 33 anos, num 01.10.1989, recebi em minha residência, por ocasião do meu aniversario, os amigos José Clementino do Nascimento e Pedro Bezerra de Souza. 

José Clementino, uma personalidade imortal da cultura popular de Várzea-Alegre, compositor extraordinário e autor de dezenas de composições gravadas por Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, José Nilton, Dominguinho, Messias Holanda e Outros.

Neste dia,  determinada hora, perguntei ao  nosso compositor maior: Qual a composição  mais importante de sua autoria? Ele  respondeu de pronto: O Hino de Várzea-Alegre.

Pedro Souza, meu primo e querido amigo, musico e compositor elevou o nome de nossa terra mundo a fora. Na singeleza desta minha homenagem, temo não proferir o seu nome com o devido respeito que merece. 

Na foto estou junto aos dois amigos e, dedico toda minha gratidão e eterna saudade.

30 comentários:

  1. Hino Oficial de Varzea-Alegre.

    Letra-Jose Clementino do Nascimento
    Musica-Antonio Jose do nascimento ( mestre Antonio).

    Como é grande a nosssa Varzea-Alegre
    Tão cheia de encantos mil
    Que enchem de surpresa os visitantes
    E de fé o nosso peito varonil
    Nossas varzeas lindos montes e a lagoa
    Nossas aguas azuis da cor de anil
    deslizam mansas no Riacho do Machado
    Fecundando este recanto do Brasil.


    Exaltemos, exaltemos
    Com fé e amor profundo
    O nosso torrão amado
    Patrimonio de papai Raimundo


    Vemos teu progresso avançando
    Num insulto aos contrastes banais
    As lindas flores vindas do teu solo
    Perfumam tuas belezas naturais
    O teu vale esperançoso e tão fecundo
    Onde brotam os teus lindos arrozais
    É o orgulho dos teus filhos que se ausentam
    Que te deixam, mais não te esquecem jamais.

    ResponderExcluir
  2. Ao receber Pedro Souza ele disse: Amigo vi lhe trazer um abraço assofonado. Observei que entre ele e eu estava a sanfoninha de oito baixos com a qual ele animou bailes em toda região. Saudades eternas do amigo Pedro Souza.

    ResponderExcluir
  3. "E agora no som líder da Rádio Jornal Centro-Sul trás... Eu e Ela!!! Pedro de Souza de Várzea Alegre para o planeta sucesso!!! Canta e dança minha gente...."

    Assim, dezenas de vezes nos idos de 1985 e 1986 anunciei esse grande instrumentista e compositor ainda na Rádio Jornal Centro-Sul de Iguatu e posteriormente, já em 1987 na Vale do Quincoê da linda Acopiara.

    Bom saber Morais do teu grau de amizade com o grande Pedro de Souza. Recordo bem dessa música porque é um lindo "pé-de-serra"(...eu e ela numa noite de verão...)

    Sei ainda que Pedro de Sousa animou "noutros tempos" e animados carnavais. Talvez na década de 60. Desses carnavais teria nascido a Escola de Samba Roçado de Dentro? Me tire outra dúvida Morais: o que fizeram do antigo CREVA? E você participa do Unidos do Roçado de Dentro iu da Escola de Samba Charanga?

    Um abraço por hoje e mais uma vez meu respeitoso abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo Morais, parabens pelo Blog. VEJA COMENTÁRIO NA POSTAGEM DE ABERTURA. Quero te dizer que sou autor da letra do Hino da Ponta da Serra. Ví muitos hinos para poder ter uma idéia da coisa. Dentre esses, o de Varzea Alegre, onde me inspirei( na expressão "patrimônio de Papai Raimundo").
    Veja a primeira parte do nosso hino
    "surgida de um povo de Fé
    Neste nosso torrão brasileiro
    Patrimônio de dois José
    Um santo, outro vaqueiro"

    Um forte abraço do amigo dos tempos de banco e também dos tempos do comércio e, agora, dos tempos de história. Antonio Correia Lima

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Beto Fernandes.

    Do Creva antigo que ficava ao lado e posteriormente por tras da prefeitura só nos resta a saudade e a lembrança. Foi construida uma sede suntuosa proximo a Casa de Saude São Raimundo. Da escola de Samba do Roçado de Dentro tenho o maior orgulho porqure os seus componentes são meus familiares, contribuo, embora não faça parte porque não sou muito chegado a carnaval. Quanto ao amigo e primo Pedro Souza usarei esta pagina para contar alguma coisa de sua historia. Os seus filhos são todos musicos e compositores, residem em Fortaleza e tem um Studio para gravação. Agradeço pelo seu comentario e saiba que quando voce colocava para tocar Eu e Ela na Radio voce estava ajudando a realizar o sonho daquele artista simples e sem vaidades.
    Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Toinho, meu amigo e meu camarada.

    Inicialmente meus agradecimentos pelo seu comentario. Quero desejar os meus parabens pelo trabalho que voce realiza em beneficio da Ponta da Serra. Parabens tambem pela composição do belo Hino e estou indo direto ver a outra postagens onde farei um outro comentario e um outro agradecimento ao Amigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Caro Morais:
    Parabéns pela nota sobre o José Clementino.
    Ela tem um grande defeito: é pequena demais.
    Fique intimado a voltar sobre o assunto com uma matéria maior.
    Grande abraço,
    Armando

    ResponderExcluir
  8. Amigo Armando Rafael.

    Como grande historiador que o amigo é devo dizer que estas coberto de razão quando diz que falei pouco do Jose Clementino. A postagem foi pequena, mas nos comentarios irei postar muito sobre este conterraneo ilustre, inclusive já postei a sua principal obra: O Hino Oficial de Varzea-Alegre. Muito Obrigado pelo comentario e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Morais que maravilha de página!!!!!.....Eu como conterrâneo e amigo seu, sou suspeito em falar, mas você não sabe o prazer e a minha espectativa de entrar na sua página e me deleitar, com histórias tão importantes e significativas para nossa cultura......Como Varzealegrense que sou...Temia que estas histórias se perdessem no tempo...Agora me sinto mais aliviado, pois ficaram registradas na história por meio desta importante iniciativa sua...Abraços !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amigo Morais
    Numa visita anterior, não tive a ousadia de escrever nenhum comentário, pois falar desse pedaço do coração, é mexer no banzo que habita a alma.
    Varzea Alegre significa para mim, um diamante guardado, recebido de herança por mãos milagrosas de pessoas amigas, que são a minha referência de vida.
    Clementino, Zé Bezerra,Zenaide com os Batistas, capitaniados por seu Quinco e sua doce companheira( pedaços da minha vida),Brazão ,Osmundo e família. Dona Emília, Mané Gibão,e mais uma legião de grandes querências, que guardadas vivos, vão gerando meus pequenos sonhos de uma vida eterna.
    Várzea Alegre tem, e é uma magia, pois a cada dia nos presenteia com amigos como você, e velhos bens encravados como Zé Flavio e minha querida Socorro Moreira, que comunga na solidão do coração, segredos de um afeto pouco comum nos dias de hoje.
    A vida é feita de estórias e de história, onde o respeito, a amizade, e o afeto, vão se entrelaçando, e formando a memória da nossa vida.
    Parabéns por esse belo espaço, que será sem dúvida, o guardião de belas e profundas narrativas.

    ResponderExcluir
  11. Amigo Enio.

    O grande historiador professor Armando Rafael disse que a nota tem um defeito, é pequena. Ele tem razão, mas é o meu proposito. Os amigos é que tem que enriquece-la com os seus comentarios. Veja o que diz o radialista e jornalista Beto Fernandes para o Pedro Souza. Me levou as lagrimas. Com os depoimentos de todos esta pagina será futuramente um objeto de pesquisa da historia. Voce é a segunda pessoa de Varzea-Alegre a acessar o Blog e postar a sua opinião e primeira foi a minha nora Ana Florença. Obrigado Enio e vamos em frente.

    ResponderExcluir
  12. Elmano.

    Muito obrigado. Esse seu texto, como diz Tiburcio, tem o cheiro de uma moqueca de arroz prata colhida na planicie verdejante do riacho do Machado. Ele é o fermento que faltava para completar a historia desses dois sagrados de nossa terra: Jose Clementino e Pedro Souza. Ele enriqueceu nosso depoimento. Um abraço, Amigo.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Morais,
    Quero lhe parabenizar pelo Blog. Tenho visitado algumas vezes e estou gostando muito.
    Abraços
    Magali.

    ResponderExcluir
  14. Magali.

    Muito obrigado pelos comentarios tanto seus como do Carlos que é um intusiasta do Blog inclusive pesquizando e postando dados importantes de nossa terra.

    ResponderExcluir
  15. Prezado Morais,
    Tem uma cratense que mora em São Paulo, Glória Pinheiro, que está entusiasmada com o seu Blog. Disse que está admirando muito a cidade de Várzea-Alegre.
    Abraços para você e Nair.
    Magali

    ResponderExcluir
  16. Seja bem-vinda a Rajalegre Gloria Pinheiro. Tenho grandes amigos na familia Pinheiro de Crato. O senhor Joaquim Pinheiro do sitio Bucanha proximo ao Serrano é uma amigo que vejo com o afeto de um pai.

    ResponderExcluir
  17. Prezado A. Morais
    Estar conectada com o Crato e a bela Várzea Alegre, para mim, é gratificante.
    Aprecio o que você escreve, sou sua leitora assídua.
    Parabéns pelo seu simpático Blog do Sanharol.

    ResponderExcluir
  18. Maria da Gloria.

    Outro dia fiz um comentario para Claude Bloc e afirmei que o Crato pode até permiti que os seus filhos se ausentem, mas a alma fica presa por aqui. Na postagem de hoje, o video de As pastorinhas vai fazer reviver os antigos carnavais da AABB e do Crato Tenis Clube. Grato por visitar o Blog do Sanharol.

    ResponderExcluir
  19. Essa foto é realmente histórica, Morais! Como a maioria das coisas que você escreve, é tiro certeiro. Você não atira a esmo. Tudo que escreve faz o "camarada" parar para ler e pensar. Não escreve ao acaso.

    Parabéns pelo excelente conteúdo apresentado até agora aqui no "nosso" Blog do Sanharol, que já é mais sucesso do que muitos blogs que já tem muitos anos de existência e não tem nem metade dos fãs que esse aqui possui. Prova o carisma e a responsabilidade de quem faz, 2 fatores essenciais no sucesso de qualquer site da internet.

    Um grande abraço, meu irmão!
    E permaneça sempre nesse rumo.

    Dihelson Mendonça
    www.blogdocrato.com

    ResponderExcluir
  20. Dihelson.

    O tempo é perverso. Esta foto tem vinte anos. Os dois amigos faleceram precocimente e resta-me para falar de suas memorias. Há dez dias fiz uma postagem enaltecendo o bom humor do Chico Piau de do Chico de Amadeu. Nesse intervalo o Chico Piau faleceu e o Chico de Amadeu está bem doente em num leito de hospital.

    ResponderExcluir
  21. Amigo Morais, muito obrigado por lembrar e contar tantas histórias do seu grande amigo e primo Pedro Sousa, quero covidar o amigo, pra fazer parte e nos ajudar a escrever a história do mestre Pedro Sousa, sua origem, sua vida, sua família.
    O amigo Beto Fernandes me fez lembrar de uma época muito boa. Como era bom entrar no ônibus azul e bege que era da viação pernambucana e vc nos ajudou a comprar, pra ir tocar nos finais de semana no Aquarius, no Gaibu, na Palhoça de Chico Izabel, no clube do Zé Maguinho, no Clube da rádio jornal de iguatu e outros mais do nosso Brasil.
    É Amigo Morais, pra nós que ainda estamos aqui só nos resta a lembraça e a saudade de festas tão boas quanto aquela na sua fazenda, que foi o Mestre Chagas, Seu Prejo, Seu Luiz Preto e sua Tuba, Manoel de mestre Antonio com seu trombone, a banda de música de Varzea Alegre e o PEDRO SOUSA E SEU CONJUNTO.
    Um grande abraço do seu amigo e primo.
    Fernando Sousa.

    ResponderExcluir
  22. Amigo Fernando Souza.

    Voce agora foi fundo. Quanta saudade. Pois bem amigo. O seu pai tinha os musicos, um bom conjunto, o publico, procura para fazer festas e faltava o transporte. Fomos na Viação Pernambucana e saimos com os documentos e a chave de um onibus na mão. Como estão os outros meninos, ouvir dizer que o Jr. toca igual ao pai! Como está o Nonato ainda compoe? Estou pronto para contribuir com as memorias do Pedro Souza, gostei da ideia. Volte sempre.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  23. Amigo Morais, após um tempo fora da terrinha, nós estamos de volta.
    Eu moro no sanharol, o Vieira, Roberto e o Pedro Jr. moram próximo do centro, o Nonato ainda mora em Fortaleza mais passa mais tempo aqui em Varzea Alegre.
    Nós transferimos o Studio de Fortaleza aqui pra terrinha e montamos também uma loja de instrumentos e assessórios musicais, a loja é no calçadão, do lado do bar do nosso amigo Alberto.
    Mesmo trabalhando com outras atividades hoje, a música faz parte das nossas vidas e está no nosso sangue.
    Continuamos tocando, quando quizer matar a saudade do forró de Pedro Sousa, Zé Andre, mestre Tim, João Morais e Sérgio Piau é só dizer que vai um Pedro Sousa tocar pra vc.
    O pedro Jr. toca vários instrumentos musicais como o mestre Pedro tocava, só não aprendeu a tocar o 8 baixos, mais toca sanfona no nosso grupo de forró e nas gravações do studio que tem o nome de Zabumbando.
    Esse nome foi uma ideia do nosso grande amigo e admirador do Pedro Sousa, Arízio.

    ResponderExcluir
  24. Amigo fernando.

    Foi muito bom saber que voces estão de volta a Varzea-Alegre. Desejo todo sucesso do mundo a todos. Na minha proxima viagem a terrinha farei uma visita. Tenho uma lembrança do seu pai para lhe entregar. Um resgate importante que possivelmente voce não tem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Pedro Souza me contou um dia, que o maior medo que passou na vida foi numa festa que tocou no distrito do Riacho Verde em Varzea-Alegre.Mundoca Jucá era um terror, todo mundo temia e respeitava seu Mundoca. Pedro recebeu um recado de um cabra que seu Mundoca queria que ele tocasse a musica: O Velho. Pedro sabia lá que musica era essa. Poucos minutos outro recado para tocar O Velho. Pedro já estava já se cagando de medo quando chegou o terceiro recado já num tom ameaçador do cabra. Pedro perguntou: amigo pelo amor de Deus que musica é está? E o cabra cantou: Quando eu queria correr O Velho já tinha chegado! O nome da musica è Jardim do Amor, do Trio Nordestino. Pedro quase morre de medo com a confusão.

    ResponderExcluir
  26. Chico Boa Sorte é proprietario de um bar e resteurante na Vilalta Crato. Tem uma grande clientela e para cada dia escolhe ouvi musicas de um artista. Na quinta feira é o dia de Pedro Souza. Quem desejar recordar Pedro e sua sanfona basta ir ao Bar do Chico Boasorte nas quintas a noite.

    ResponderExcluir
  27. Morais vamos almoçar na próxima quinta feira no restaurante do Chico.
    Eu vou combinar aqui com o Nonato e o Pedro Jr.
    Pode ser que junto do baião de dois apareça uma sanfona, um zabumba e um triângulo.

    ResponderExcluir
  28. Fernando

    Se Deus permiti estarei por lá para matar saudades. O Blog já postou sobre o seu avô Antonio de Souza e o seu tio Pedro Piau. Faço o seu comentario. Até quinta-feira. Qualquer mudança comunique-me pelo fone 96030502

    ResponderExcluir
  29. Por acaso tem alguma coisa, que Varzea Alegre, não teve ???

    ResponderExcluir
  30. li e gostei dos comentários aqui postados. São pessoas do bem relembrando um bom passado de pessoas que deixaram marcas na mentes das pessoas; Pedro Souza, José Clementino, estes especialmente eu apreciei e ainda aprecio seus belíssimos e imortais trabalhos, meus parabéns a todos, pois tive grande parte da minha infância nessas terras do Centro Sul - Cariri (Cariús, Iguatu, Várzea Alegre e Crato), onde possuo familiares. Deus abençoe a todos. (J. B. P Neto)

    ResponderExcluir