Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 7 de junho de 2013

A expulsão do jegue - Por Mundim do Vale

Já que estamos em período de copa das confederações e do mundo, eu me lembrei de uma partida de futebol entre a seleção de Várzea-Alegre e a do Sanharol, no então campo da Vazante, hoje Estádio Juremal.

As seleções estavam prontas, mas faltava o juiz. Um torcedor gritou da margem do campo: " Bota Pedo Piau para rifiri o jogo"! Leri de Vicente Totô que ia jogar pela seleção de Várzea-Alegre respondeu: " Pedo Piau eu num aceito, qui ele vai punir pelo Sanharol, qui ele é de lá"!

Colocaram Deda de Zé Augusto como juiz e ele nomeou António Pajé e Mundim da Varjota para bandeirinhas. Enquanto começava o jogo, Soarin vinha chegando puxando pelo cabresto um jumento com dois caçuás de laranjas para vender aos torcedores.

Amarrou o cabresto no pau da barraca de Manoel Balbino e foi para berada do campo torcer pelo time do Sanharol. Na seleção de Várzea-Alegre tinha um moreno apelidado de Tinteiro que de vez em quando fazia um gol impedido. O juiz e os seus auxiliares sem conhecerem bem as regras do futebol deixavam passar.

Lá numa hora de um ataque Tinteiro já estava quase dentro do gol, quando Soarin entrou no campo com os braços abertos, levantados, e gritou: " Ei seu rife! O senhor num tá vendo isso não? Esse Neguin tá de ofiçaide. Ele já passou dos dois beque e já ta quaje agarrado com o quipa".

Nesse momento Ze Moreira soltou uma bomba rasga lata, debaixo do jegue de Soarin. Com o barulho o jegue assustou-se e saiu arrastando a barraca pelo meio do campo, seguido de alguns torcedores, que tentavam segura-lo.

 Foi nessa hora que o juiz, muito autoritário, paralisou o jogo e expulsou Tinteiro, Soarin, o jegue e os dois bandeirinhas.

 Tinteiro foi o artilheiro desta partida com 14 gols.

Um comentário:

  1. Outra vez jogaram os selecionados do Sanharol e do Roçado de Dentro. Quando os jogadores do Sanharol entraram em campo para o aquecimento Ze Menezes estava calçado numa alpercata de rabicho cujo solado era de um pneu de trator. Quando Manuel de Pedro do Sapo, jogador adversario viu disse: com Ze de tio João de zapragata na becança o diabo é quem vai!

    ResponderExcluir