Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 28 de abril de 2009

Supremo ministro Joaquim Barbosa.

Naquele 22 de Abril de 2009, nenhum nobre navegante português ousaria nos"descobrir". Descoberto fomos pelos olhos e pela voz do primeiro negro que, com altivez e coragem, no topo da nau capitania do judiciário, admoestou o pretenso comandante.
Naquele 22 de Abril de 2009, não caberia um 7 de Setembro em que o filho do rei, futuro imperador do pais, daria gritos de independência as margens de um riacho qualquer; ao ouvirmos o brado da liberdade e da insubmissão da voz abafada do povo, silenciada por séculos pelos donos do poder, através de sucessivos crimes de lesa-cidadania "Respeite, ministro"! Vossa Excelência não tem condições de dar lição de moral em ninguém!
Naquele 22 de Abril de 2009, nenhuma princesa "bondosa" assinaria uma vaga lei que nos concedia liberdade, mas nos cassava a condição de cidadãos, proibindo-nos o voto, a escola de qualidade e trabalho digno. Presenciamos, sim, a abolição proclamada em nossas almas, 121 anos depois, pela voz corajosa de um Luiz Gama redivivo, encarnando todos os quilombolas massacrados e abrindo as portas de todas as senzalas: "Vossa excelência não está nas ruas; está na midia destruindo a credibilidade de nossa justiça".
Jorge Portugal.

10 comentários:

  1. JOAQUIM BARBOSA PRESIDENTE DO BRASIL!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, esta arenga não acompanhei bem.
    Dei respostas ao comentário do Zé Nilton. Se o amigo tiver como informá-lo, agradeço.

    ResponderExcluir
  3. O ministro Joaquim Barbosa, antes de tudo é um homem digno.
    A coragem de expor-se a essa tomada de posição, dá-lhe o crédito, do posto alcançado com tanta honra que o cargo o merecia.
    Dar a um negro, o justo direito de alcançar na sociedade o cargo que lhe foi outorgado, não importando a cor, o sexo, a religião,só mostra a todos, o quanto foi importante essa chegada de um presidente de origem simples à Presidência.
    Resgatar a honra de ser brasileiro, nessa hora, deve ser o desejo de todas as pessoas de bem, não importando a ideologia que defendem.
    Apagar esse carma marginal, de se endeusar bandidos, é mais do que umaobrigação de todo cidadão.
    Aos nossos filhos, não podemos negar o culto aos antepassados, como alicerce da dignidade pessoal.

    ResponderExcluir
  4. Amigos Hudson, Antonio e Elmano.

    Os politicos acham que a opinião publica é balela e não tem serenidade na hora de tomar decisões. O FHC extinguiu os ministerios do exercito, marinha e aeronautica. Criou o Ministerio da Defesa. Nomeou o então senador Helcio Alvares que teve que pedir afastamento quando vazou o zum zum zum de envolvimento com o crime organizado em seu estado o Espirito Santo. Este fato marcou de forma negativa o governo FHC. Bem que o Lula podia está livre de outra cria do FHC, o Gilmar Mendes,mas não, recebeu em audiencia e depois o que fez: Abortou uma operação encomendada pelo proprio gonerno, afastou diretor da abim, substituiu o delegado encarregado da operação e hoje todo brasileiro que não é idiota sabe que somente o Tarso Genro e o Lula podiam tomar essas dicisões. Não interessa se o ministro foi indicado por esse ou aquele, necessariamente precisa que seja digno e o Joaquim Barbosa está sendo. Obrigado pelos comentarios.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Correia.

    Parabens pelo dia 08, pela colação de grau, pelo exemplo dado: "Só uma coisa é capaz de tornar um sonho impossivel: o medo de fracassar".
    Paulo Coelho.

    ResponderExcluir
  6. MAIS LENHA NA FOGUEIRA
    Caro Morais:
    Transcrevo abaixo nota publicada na imprensa pernambucana:

    Qual a verdade da indicação de Barbosa para o STF?
    Publicado em 28/04/2009

    por Júlio Ferreira (Recife-PE)

    Assim como não tolero manifestações racistas, que prejudiquem alguém em função da sua origem étnica, também não concordo com manifestações protecionistas, que privilegiem alguém em função da cor da pele. Por isso, fiquei absolutamente indignado ao ler na coluna do jornalista Ancelmo Gois, publicada no dia 27 de abril, uma nota dando conta que o ministro Joaquim Barbosa teria sido escolhido para ocupar uma vaga no Superior Tribunal pelo fato de ser negro.

    O jornalista cita uma declaração de Frei Betto, ex-assessor especial do presidente Lulla, devidamente registrada em seu livro Calendário do Poder, na qual ele afirma que a indicação de Joaquim Barbosa partiu dele, após ter sido abordado pelo ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, perguntando se ele conhecia um negro com perfil para ocupar uma vaga no STF, pois o presidente Lula estava pretendendo nomear um para a suprema corte do País.

    Lembrando-se de Joaquim Barbosa, que havia conhecido recentemente em um encontro tão rápido quanto fortuito, indicou o seu nome. É deprimente saber que assuntos de tamanha relevância possam ser "resolvidos" tão informalmente. Quer dizer que até mesmo para escolher um ministro para o STF o presidente Lulla, ao invés de utilizar critérios pertinentes, optou por fazer jogo de cena, e "usou" um negro para fazer média junto ao eleitorado?

    julioferreira.net@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Armando.

    O Lula não dar murro em ponta de faca. Tudo que faz é pensando em tirar proveito e lubridiar alguem. Porem, no caso Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes eu fico com o Joaquim Barbosa. O cara mesmo fazendo uma escolha de forma errada, acertou, desde que o ministro Joaquim não tropece depois. Teremos um teste em breve. Os do Mensalão. Se não tiver a mesma altivez eu retiro o meu conceito.

    ResponderExcluir
  8. É Morais, mas eu pensava que o deselegante “bate-boca” no Supremo Tribunal Federal fosse ter mais desdobramentos.
    Ficou naquilo.
    O Ministro Joaquim Barbosa preferiu, no dia seguinte, viajar para o Rio de Janeiro. Foi a um restaurante de luxo onde trinchou um filé. Noticiou-se que foi aplaudido por onde passou.
    Pensava-se que o ministro ia partir para demolir o polêmico Gilmar Mendes.
    Ledo engano.
    Diz a sabedoria do caboclo do nosso lendário Pantanal: “A sucuri pode comer o boi, mas depois não se move”.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Armando

    A porrada maior foi do ministro Joaquim Barbosa. Eu esperava que o presidente tivesse uma reação maior. Deixa os meninos quietos. É bem melhor pra eles.

    ResponderExcluir
  10. Amigo Morais te agradeço pela força e quero te dizer que pretendo me dedicar ao magistério, como uma forma de garantir o meu sustento,e no campo da pesquisa,como forma de satisfazer meu ego.A Internet está me possibilitando ter contato com pessoas originárias de nossa região, hoje em outras localidades.
    Além das nossas famílias da Ribeira da Carás, irei me dedicar à pesquisa de outras. Vou criar uma página da "FAMÍLIA CRATENSE", onde já relacionei algumas:
    Alencar, Pinheiro. Esmeraldo, Teles. Mendonça, Brito, Bezerra de Menezes, Bezerra de Brito, Figueiredo, Peixoto, Maia, Brasil, Siebra, Limaverde, Alves Pequeno, Carvalho, Leite, Macedo, Silvestre, Teixeira Mendes e muitas outras.
    Esta é uma das minhas psicoses.

    ResponderExcluir