Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 24 de abril de 2009

Voltemos a Varzea-Alegre de Pé Velho.

Na década de 60, houve um inverno com chuvas alem do normal para a região centro sul do estado. Depois de uma chuva de 150 mm, uma pedra escorregou do topo da Serra Negra deixando por onde passou um rastro de destruição que ainda hoje, 48 anos depois, não criou nova vegetação e está lá para quem interessar ver.
José de Sousa Lima, o Pé Velho, foi convidado para trabalhar no sitio Riacho do Meio de propriedade do Senhor Leopoldo Cassundé, Leó, colhendo algodão. O trabalho era remunerado de acordo com a produção de kls diarios colhidos. Dois dias depois, Pé Velho estava de volta a sua casa no Sitio Buenos Aires, onde morava, pertencente ao Sr. Fatico. Questionado porque voltou, se o plano era passar um mês colhendo algodão, o Pé Velho se negou a apresentar qualquer razão. Depois de muita insistência do Fatico, Pé Velho resolveu revelar a razão de sua desistência: "Fatico, foi por causa qui a pedra de 10 kls de Leó é aquela que escorregou da Serra Negra! Num tem ome no mundo que consiga apanhar uma trouxa com 10 kls de peso".
A. Morais

10 comentários:

  1. Pé Velho era memoravel. Um dia ele estava na casa de Fatico no Buenos Aires, por volta das 9 horas da noite e chegou ao local cinco homens vindo do Juazeiro via Caririaçu/Serra dos Cavalos em direção ao Canindé para pagar promessa. Disseram que estavam cansados e pediram arrancho. Fatico concedeu, alegando porem que como a esposa estava na cidade, não tinha quem fizesse um lanche para eles. Pé Velho perguntou: voces gostam de qualhada? Responderam os cinco de uma só vez; Gostamos! O Pé Velho arrematou; taí Fatico, se tivesse eles achavam era bom!

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsrrs.......Morais quantos pés velhos não temos em Várzea..!!!!!!Pessoas que tem um repente impressionante..O título "voltemos a Varzea Alegre de Pé Velho" N ão deixa de ser um repente.(rsrsrs)..Valeu tou ansioso por mais histórias razalegrenses.rsrs

    ResponderExcluir
  3. A história de pé véi, me fez lembrar do meu saudoso avô Leó, usando seu paletó branco, com sua moral característica dos Cassundés, conversava e participava política da Várzea Alegre "antiga". Saudades de Vovô Leopoldo e Vovó Ana.

    ResponderExcluir
  4. Enio.

    O Pé Velho passava na casa de Saude São Raimundo em direção do Nuenos Aires e viu um filho de Dr. Iran cutucando um jumento com um cipó. Pè Velho Falou: menino sai detraz deste jumento que não sabe que tu é filho do Dr. Iran.

    ResponderExcluir
  5. Hudson.

    Sua avó Ana era irmã da minha avó Andrezinha. Dificil era saber qual das duas era mais carinhosa e boa.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Morais, sou mais você como contador de "causos" que comentando o governo Lula. Sim, já possuo óculos, e logo três, nenhum vencido. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Amigo Antonio.

    Mande aumentar o grau do oculos.rsrsrs

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Morais,
    Se Antonio aumentar o grau dos óculos, só vai ter olhos para as Princesas da Ponta da Serra.

    ResponderExcluir
  9. Elmano.
    É isso aí. Antonio é danado, tenho notado uns elogios muito grande a umazinha das bandas de Varzea-Alegre.

    ResponderExcluir