Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BORGINHO, ASSIS DA SERRA E A NEGOCIAÇÃO DO CAVALO - POR ANTONIO MORAIS

Assis dos bolos, residente na Serra das Flores, ribeira localizada na divisa dos municípios de Várzea-Alegre com Granjeiro e Caririaçu, passava pelo bairro Patos em Várzea-Alegre, e em frente a casa do Senhor Borginho viu um cavalo velho tão magro que era só o couro e o osso. Perguntou para Borginho: O que este cavalo tem que é tão magro? É doente? Borginho respondeu no ato: não, a roça é que é muito ruim, nem agua tem. Se ele comer milho eu compro! Falou Assis. Pode comprar sem medo, eu garanto, replicou Borginho.
Negocio fechado, Assis subiu a serra da Caiana puxando o cavalo pelo cabresto. Quando chegou em casa colocou o milho cru e o cavalo não comeu. Botou o milho de molho e no outro dia o cavalo também não comeu. Passou no moinho, fez o xerém, mesma coisa, o cavalo não comeu, finalmente passou na peneira fez a massa, e o cavalo não comeu também.
Abriu a boca do cavalo e não encontrou um só dente, o animal era absolutamente banguela. Diante da situação resolveu devolver o cavalo e exigir o dinheiro de volta. Quando se encontrou com o Borginho repetiu o cerimonial do milho e por essa razão queria devolver o cavalo e receber o seu dinheiro de volta. Borginho mordeu a língua, fechou um olho, pensou um pouco e respondeu: você fez o angu? faça o angu se ele não comer eu recebo de volta e devolvo seu dinheiro.

14 comentários:

  1. Tive a honra de ser colega de classe de tres filhos do Senhor Borginho,Raimunda, Olivia e Raimundo. Um dia num jogo de fotebol na quadra do Ginasio São Raimundo, Chico Piau se desentendeu com Raimundo de Borginho e foram as vias de fato: O Chico deu um cascudo no Raimundo antes que a turma do deixa disso chegasse. Quando Raimundo chegou em casa o hematoma já estava se formando e Borgunho perguntou: o que foi isso meu filho? Ele respondeu: Chico Piau que me bateu, mas isso não vai ficar assim não! Borginho acrescentou: vai mesmo não, meu filho, amanhã vai amanhecer bem mais dolorido.

    ResponderExcluir
  2. A. Morais,

    Vi você no Blog do Juazeiro. Lá também um texto de Carlos Eduardo? O que está havendo? Gente batendo em revoada?

    Com já disse aprecio seu bom e aqui no Sanharol é tudo o que não falta...
    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  3. onde há "bom", leia-se "bom humor"...
    Claude

    ResponderExcluir
  4. Claude.

    Não há revoada não. Estamos colaborando tambem com o Blog do Juazeiro. Obrigado pela visita ao Blog do Sanharol. Aqui tenho postado um pouco da memoria de nossa gente bem humorada e alegre. Um pouco sa Vargealegre.

    ResponderExcluir
  5. Grandes figuras de nossa terrinha maravilhosa,
    Outro dia estava lembrando dos meninos de Borginho, quase quarenta anos sem notícias.
    Hoje devem estar curtindo os netos.Raimunda era uma grande figura.

    ResponderExcluir
  6. Elmano.

    Voce tem razão, Borginho já é falecido, mas tanto ele, como os seus familiares são pessoas dignas de todo nosso respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  7. Antonio com certeza você deve conhecer a da vaca morta! Borginho tinha a vida parecida com a de um cigano andando peregrino pelo nordeste, paraiba, maranhão, etc. Certa vez na Paraiba ele ia passando em uma estrada em comitiva e tinha um senhor tirando o couro de uma vaca, nesta borginho perguntou: "- Morreu de quê senhor." Então o homem o respondeu: "- De picada de cobra!" Ai Borginho o pediu um pouco da carne da vaca para pedir para alguem fazer lá na frente para eles comerem. O senhor deu um pedaço bem generoso e suculento que Borginho guardou. Mais na frente seu filho Raimundo (de Borginho) o pergunta: "- Pai o senhor não tem medo da gente morrer envenenado?" Borginho responde: "- Meu filho, quem faz espermenta do caldo!"
    Hehehehehe!

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo.
    Fiz umas postagens, 10 ao todo, falando do nosso parente Antonio Alves. Ele era primo legitimo do seu avô Vicente, o seu pai deve lembrar dele. Peça para seu pai pesquisar um pouco e veja se descobre algo do Antonio. Vamos melhorar os arquivos resgatados. Tenho varias do Borginho, quando for em Varzea-Alegre procure algum dos filhos ou neto dele. Avise do blog. Abrigado

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo.
    Fiz umas postagens, 10 ao todo, falando do nosso parente Antonio Alves. Ele era primo legitimo do seu avô Vicente, o seu pai deve lembrar dele. Peça para seu pai pesquisar um pouco e veja se descobre algo do Antonio. Vamos melhorar os arquivos resgatados. Tenho varias do Borginho, quando for em Varzea-Alegre procure algum dos filhos ou neto dele. Avise do blog. Abrigado

    ResponderExcluir
  10. Um camarada ofereceu um poldo ao Borginho. Quanto custa? Perguntou, l,5 rais, respondeu. Está muito caro não vale tudo isso não. Já botaram l,2 reais. Quem fez esta oferta? Perguntou Boginho: Raimundo Menezes, respondeu o camarada. Borginho coçou a cabeça, pensou um pouco e lascou: Eita cabra mentiroso, taí, eu estou pecisando de um cabra como voce para levar comigo para o Maranhão na proxima viagem!

    ResponderExcluir
  11. Meu avô sempre foi nosso orgulhoo
    pena que não tive tempo de conhcê-lo...
    MAs tenho certeza q foi uma ótima pessoa, como todos falam, principalmente minha família...
    Obg por tudo!

    ResponderExcluir
  12. Icaro Borges.

    Obrigado pelo seu comentario. Seu avô era uma pessoa muito querida e amiga de todos. O seu jeito espirituoso seduzia as pessoas pelo humor engraçado. Com muito orgulho fui colega de classe de Olivia e de Raimunda e colega de bola nos campos de fotebol do Raimundo, grande goleiro.

    Um abraço e lembrança a todos.

    ResponderExcluir
  13. Olá A. Morais mais neste seu comentário vi algo com "sa vargealegre" meu nome é Diego e sou responsável pelo Telecentro Municipal de Nuporanga-Sp e estou a procura de uma pessoa chamada "Maria Sônia Rodart Vargealegre" pois sua filha "Sandra Maria Vargealegre dos Santos" esta desesperada atrás dela...
    por favor se não for a mesma coisa me desculpe pelo transtorno mias de qualquer forma aguardo atenciosamente seu contato... meu e-mail/msn é diegofldepuala@hotmail.com
    Ela procura a mãe ou qualquer parentesco próximo com estes nomes...
    POR FAVOR ME AJUDEM NESTA BUSCA.....
    abraços....

    ResponderExcluir
  14. Meu Caro Diego.

    O Termo Vargealegre é a forma popular que muitos tratam Varzea-Alegre nossa cidade.Portanto não é nome ou sobrenome de familia. Gostaria muito de poder ajudar e tiver qualquer informação avisarei.
    Um Forte Abraço.
    A, Morais

    ResponderExcluir