Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de maio de 2009

É mesmo que tá vendo Tonico.

Um domingo desses, eu me acompanhei com Wilson Dias e outros amigos e fomos a uma casa de forró aqui em Fortaleza, onde acontecem encontros de Varzealegrenses. Lá chegando, sentamos numa mesa, pedimos cervejas e começamos a beber, quando apareceu duas conterrâneas. Beijinho de um lado, beijinho do outro, oi, oi, tudo bom, tudo bom, tchau, tchau e elas foram ficar em duas cadeiras a trinta metros da nossa mesa, numa posição frontal com a gente. Uma hora lá Wilson olhou pra mim e falou: Ei macho! Tu já deu fé como Fulana ta velha? Tá a cara de Dona Mimosa. Eu concordei acrescentando: Pois é cara. Mas tu notou que Sicrana tá mais surrada do que bermuda de sapateiro? O bumbum parece mais com um encosto de sofá.
Wilson ficou rindo e repetindo o comentário, quando eu chamei a sua atenção para o comportamento delas: Wilson tu já notou que elas estão conversando e olhando pra nós? Já e daí? E daí é que elas estão dizendo a mesma coisa que nós dissemos com elas. E como é que tu sabes? É porque eu estou fazendo a leitura labial delas, do mesmo jeito que a Globo mandou fazer dos jogadores, na copa do mundo. E o que é que elas estão falando?
Sicrana tá dizendo assim: - Neguinha! Tu ta vendo como Raimundim Piau tá velho? Tá parecendo com Bastiãozinho. E Fulana tá dizendo assim: - Tou Mulher! Mas tu já notou como Wilson tá acabado? É mesmo que tá vendo Tonico.
Mundim do Vale.

3 comentários:

  1. Este texto do Mundim do Vale resgata alguns memoraveis. Quem conheceu os personagens nominados, Mimosa, Bastiãozinho e Tonico, sabe os seus valores e vai saber a importancia da histaria. Parabens Mundim, vamos em frente, com cuidado É claro para não sermos surpreendidos pela imcopreenção de alguns.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. É Morais,como você observou eu não citei os nomes das conterrâneas,o cauzo é apenas para lembrar as pessoas que só olha para os outros quando já estão também baleados pela idade. Diz os poetas que quem não quiser envelhecer, morra novo. Eu não popei a minha pessoa nem do meu amigo Wilson.
    Abraço.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  3. Mundim do Vale.

    É, nesse caso eu quero ficar bem velhino. Recebi o texto da Leila Diniz ou seja da Chica do Rato. Muito bom. Aguarde que o resgate será feito em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir