Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 31 de maio de 2009

O Crato tambem tem seus causos.

Acho que os leitores do Blog já se cansaram de lê os causos de Várzea-Alegre. Hoje vou fazer uma homenagem ao Crato, vou contar uma proeza cratense. Rochinha e sua esposa Jesus residiam no sitio Pai Mané, ribeira localizada entre os distritos de Ponta da Serra e Santa Fé, região banhada pelas águas do Açude Umari. Rochinha era meio atabalhoado e a sua conversa era motivo de observação pelos amigos do lugar. Trocava as palavras, invertia-as e deixava as frases bem difíceis de serem entendidas e decifradas. Vou contar algumas delas:
Próximo da noite de São João o Rochinha resolveu comprar um tecido para fazer um vestido para a esposa Jesus. Chegando as Lojas Pernambucanas falou para o balconista: “ Quero um tecido para fazer um vestido para Jesus botar na fogueira que ela está nuinha e São João tà inriba”.
Outra vez ele comprou uma porca no Sitio Taboca pertencente ao Senhor António Manuel de Sousa, veja mais uma vez o resultado da conversa: “ Comprei uma porca na taboca de António Mané, fui buscar de madrugada que o sol era quente, cheguei lá só tinha uma velha, deu o maior trabalho para amarrar os quatro pés e colocar no meio da cangalha”.
De volta da cacimba onde foi apanhar agua, chegou bastante nervoso: Sua esposa Jesus perguntou qual era o problema, ele respondeu: Muier por milagre da cobra nossa senhora não me mordeu.
Chegava da roça cachigando de uma perna, perguntado o que era, respondeu na bucha: “foi um espim que eu botei no pé de mandacarú”.
Conversando com alguns amigos disse: “Lá em casa quem compra açucar é eu e café”, quem bota agua é eu e lenha.
Tenho certeza que o António Correia Lima conheceu este ilustre casal, aguardo mais referencias nos comentários.

A. Morais

6 comentários:

  1. Foto do Açude Thomaz Osterne de Alencar, açude Umari, colhida no Blog do Crato. " Fui de madrugada que o sol era quente" entendeu"? Noutro horario o sol era quante.
    Viva o homem do campo e sua verve.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais. Essa eu não esperava! Até história do Pai Mané você sabe. Essas histórias de Rocha, ouví muito Seu João Sátiro contar. Conheci o Rocha e também o Zé Rocha, outra figura engraçada, do Sítio Pai Mané.
    Sim, fiquei feliz pela visita da Glória Pinheiro.
    Queria te passar a seguinte estatísticas das visitas deste mês dos nossos Blog.
    Blog. da PS > 848
    Blog do Toinho > 307
    Blog do Clã Familiar > 191
    Blog da Emancipação 83
    Sim, Morais, uma figura muito engraçada, também, era o Zélo Bezerra. Vou organizar algumas para te relatar neste espaço.

    ResponderExcluir
  3. Antonio.

    Quem me contou essa historia do Rochinha foram os meus cumpadres Vicente Almeida e Valdenia. Agora eu tenhom uma outra boa quantidade de causos contados por Antonio Satiro. Se houver oportunidade irei postar algumas.

    ResponderExcluir
  4. Morais, e ainda falam que a ordem dos tratores não altera o viaduto. No caso do Rochinha, como altera!

    Antonio, já passei diversas vezes pelo Blog da Ponta da Serra. Só que chegava muda e saia caladinha.
    Já tentei acessar o Blog do Toinho, não tem quase nada para ler; o pouco que tem é sobre futebol. A não ser que seja outro link.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Morais, chego mais cedo hoje ao Sanharol. Quanto ao Antonio Sátiro, quero aqui dizer do apreço que tenho por ele. Tenho sempre dito que para mim não existe ex-sogro quando se tem filhos e nem ex- cunhado, pois, tio de meus filhos, para mim não tem outro nome que não seja cunhado.Antonio tem muitas histórias engraçadas, por sinal, essa é uma característica do pessoal do Paia Mané.
    Quanto a Glória, quero informar que que ela poderá acessar o http://blogdotoinhodepontadaserra.blogspot. com ou entrar pelo link no Blog da Ponta da Serra.

    ResponderExcluir
  6. Antonio.

    Conheço Antonio Satiro de muito tempo. Não ninguem mais divertido. Quando se encontrar com ele pergunte como era os namoros de Antigamente. Peça para ele lhe contar a estoria da queda do cavalo que tropeçou na porca. Voce vai morrer de rir.
    Abraços.

    ResponderExcluir