Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 24 de maio de 2009

O Pau de Santo Antonio

Francisca Farias Mota ( Chica do Rato ) No dia que estava mais ajuizada corria pelada em Várzea Alegre. “Certa vez eu estava lendo a revista Cruzeiro no oitão da igreja, quando Chica chegou e sentou-se ao meu lado. Em seguida colocou uma trouxa no chão e começou a tirar coisa de dentro. Só parou quando encontrou um almanaque Capivarol, onde tinha uma página com a foto de Santo António. Eu simulei que estava envolvido com a leitura para observar o comportamento dela. Chica aproximou bem a foto do rosto e começou a falar numa mistura de oração com revolta; Meu Santim Santo Ontõe! Já faz muito tempo qui eu sou devota do sinhor. Mais eu tou disconfiada qui o sinhor num vai arranjar um casamento pra eu não. Ói aquele Reginaldo da costeleta de sapato premeteu qui ia casar cum eu, mais aquela assanhada fia de Seu Chico Francisco deu inriba dele e eu fiquei no caritó. Eu dei muita irmola pru Sinhor naquela capela da praça, mais quem se casou premêro foi Zabé Andrade e eu fiquei só. Inté Ana Alves já se casou será se ela é mio do qui eu? Oberto Siebra tombem premeteu se casar cum eu mais peidou no rabicho, adispois qui cunheceu aquela moça das Brava. É todo mundo arranjando casamento e eu nada. Se o Sinhor num dá de conta do sirviço, diga logo qui eu vou precurar um santo mais trabaiador, pruque quem num pode cum o pote num pega na rudia.
Se lembra daquela vez qui eu fui cum Dona Armicinda pra sua festa im Barbáia? Se lembra né? Apois naquele dia eu agarrei no seu pau e ainda tirei uma casquinha prumode ficar fazendo chá. Mais de nada adiantou, ninguém quer casar cum eu. Agora eu vou é rasgar seu retrato, pruque de Santo preguiçoso eu já tou é cheia. Eu vou é me amancebar cum Brandão e ficar sendo devota de São Binidito, pruque aquele é um criolim qui gosta de trabaiar”.
Mundim do Vale

6 comentários:

  1. Mundim do Vale caprichou neste texto de Chica do Rato.Meus cumprimentos Mundim, pois costumamos falar sempre de pessoas importantes, politicos ou abastadas. Voce escreve sobre uma passoa simples e que não era possuidora de boas faculdades mentais e mesmo assim marcou nossa cidade mais do que muitas outras. Gostaria de saber quais foram os varzealegrense que fizeram lançamento de moda homengeando a Francisca. Este Blog é muito lido e eu o ofereço para fazer a publicidade desta empresa. Nao se admirem da noiva da foto. Francisca era muito mais enfeitada.

    Obrigado Mundim por sua colaboração e por falar de uma pessoa que marcou tanto nossa epoca de jovens.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Morais, ao mesmo tempo que engraçada muito comovente este último "causo" da Chica. Apesar de ter as faculdades mentais afetadas, mostra ter sentimentos. Fiquei sensibilizada.
    Muito bonito de sua parte, resgatar a história dessa varzealegrense que distraiu muita gente da terra, bem como a homeganem que lhe fizeram emprestando seu nome à grife. Desejo que a grife Xixica tenha muito sucesso. Muito bom você oferecer propaganda gratuita para a grife. Tomara que os donos apareçam no blog. Aguardo a biografia da Chica pois sei que você conseguirá.

    ResponderExcluir
  3. Maria da Gloria.

    Esses registros foram catalagodos por Raimundinho Piau, Mundin do Vale, vou cobrar dele a Biografia de Chica bem como a empresa que criou a grife, já que ele reside em Fortaleza e terá mais facilidade. Vou propor para o Mundim do Vale que quando o Blog fizer dois anos façamos o lançamento em parceria de um livro com as melhores do Blog. O desafio está lançado, espero que o meu caro primo aceite.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Vou agora me expressar como a Chica. Basta! Para que esperar pelo segundo aniversário do Blog do Sanharol?!?!
    Mundinho do Vale, gosto do cordel nordestino, ontem andei lendo algumas de suas poesias.
    Você escreve divinamente bem.
    Aqui deixo meus parabéns!!!
    Material deve existir bastante para Mundim e Morais nos presentear com um primeiro livro.
    Já estou na fila para adquirir um exemplar. Este é mais um desafio.
    Boa semana à todos do blog.

    ResponderExcluir
  5. Caro Morais. Aí vão duas respostas:
    A grife Xixica pertence as filhas do Sr. Raimundo Nobre, fazendário
    aposentado morando em V. Alegre bem próximo do estádio Juremal, o contador dessa empreza é Ibanês Rolim genro de Alberto Siebra.
    O Livro de cauzos e versos eu já recebi muita cobranças o que falta
    é uma rigorosa revisão para que não alimente catadores de pulgas.
    Abraço.
    Mundim do vale.

    ResponderExcluir
  6. Mundim grato pela informação. Conheço Raimundo Nobre e quando eu viajar a Varzea-Alegre farei uma visita. Obrigado.

    ResponderExcluir