Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de maio de 2009

São Raimundo Nonato - Padroeiro de V.Alegre.

Por ter encontrado dificuldade para vi a luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras. São Raimundo Nonato nasceu na Espanha em 1.200, numa nobre família. Desde Jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação a vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de co-responder ao chamado vocacional. Ao entrar para ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o habito. Assim, tornou-se exemplo e ardor ao resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.
A primeira imagem que chegou a Várzea-Alegre, 40 anos depois se descobriu que era de São Braz e não de São Raimundo. Feita a substituição e correção a historia fez o registro somando este contraste aos demais já existentes. Um dia, Joaquim Piau estava em Fortaleza e um padre perguntou: o senhor é de onde? Sou de Várzea-Alegre respondeu Joaquim. O padre acrescentou: terra de gente e povo bestas, passaram 40 anos venerando a imagem de um santo, na presença da imagem de outro santo. Joaquim Piau com toda calma que lhe era peculiar respondeu: E os mais bestas eram os padres que tiravam as rezas.
A. Morais

6 comentários:

  1. Essa polemica é verdadeira. Depois de varias decadas de veneração se descobriu que a imagem era de São Braz e não de São Raimundo. E Joaquim Piau echou que quem deveria conhecer era o Padre e por essa razão deu para outro padre a resposta oportuna depois de ser chamado de besta.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais:
    1 - Neste 2009, Várzea Alegre vai comemorar pela 154ª vez a festa do seu padroeiro, São Raimundo Nonato;

    2- Breve biografia:
    São Raimundo Nonato
    Este santo que tornou-se modelo para toda vocacionado a santidade e ao resgate das Almas, e por ter encontrado dificuldade para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras.
    São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, Portell, perto de Barcelona no ano de 1200, dentro de uma nobre família. Desde jovem Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa, e da mesma forma o pai que buscou - sem êxito - impedir o filho de co-responder o chamado vocacional.
    Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês pôde receber do fundador São Pedro Nolasco o hábito, assim como o exemplo e ardor de resgatar das mãos dos mouros os cristãos feitos escravos.
    Certa vez São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perem a vida e a fé, o missionário e sacerdote Raimundo entregou-se no lugar de um dos cristãos.
    Na prisão Raimundo pregava aos muçulmanos e cristãos, com um Unção que começou a converter e assim sofrer muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.
    São Raimundo que morreu em 1240, foi mais tarde libertado da prisão, chegou na Espanha, porém não agüentou atingir Roma onde o Papa Gregório lhe queria como Cardeal e conselheiro.

    ResponderExcluir
  3. Em nome dos varzealegrenses e devotos do nosso padroeiro agradeço ao historiador e escritor Armando Rafael pelo complemento que faz a nossa postagem acrescentando a biografia de São Raimundo Nonato. Essa tem sido a finalidade do Blog: coloca o tema e os comentarios de todos os participantes fazem a sintese final.
    Obrigado Armando.

    ResponderExcluir
  4. É Morias, fui baptizada com as bênçãos de São Raimundo, no altar de São Brás. Mais o que importa realmente, é que não percamos a fé, no nosso criador,em seu filho jesus Cristo, e em nós mesmos. Fiquem com Deus, com as bênção de São Raimundo, e com meu carinho

    ResponderExcluir
  5. Maria de Fatima

    Deste altar São raimundo está a abençoar todos nós. Viva São Raimundo Nonato.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço ao Santo São Raimundo Nonato pela graça alcançada na novena da revista salmos e anjos por tudo meu querido Santo e prometo seguir seus caminhos para o bem fazendo sempre o bem aos necessitados que tiver ao meu alcançe
    Muito Obrigado Santo São Raimundo Nonato lhe agradeço de coração
    Assinada
    Alice Damasio Peixoto
    imail: alicedamasio@hotmail.com

    ResponderExcluir