Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de maio de 2009

Varzea-Alegre dos Raimundos e das Raimundas.

Por conta do nosso padroeiro São Raimundo Nonato, em cada casa e em cada família de Várzea-Alegre tem um ou dois Raimundos ou Raimundas. Raimundo Alves Bezerra eu conheci mais de 10 com esse nome. Um deles, conhecido tambem por Raimundo Gibão, meu parente e amigo, era um dos varzealegrenses memoráveis. Trabalhador, digno, amigo e de uma presença de espírito grandiosa. Em tudo que fazia colocava uma boa dose de humor. Assemelhava-se um pouco ao Lunga do Juazeiro. Pergunta besta pra ele era motivo de resposta a altura em cima da bucha. Um dia ele trabalhava em sua oficina e o Augustinho Parafuso se aproximou se lamentando de sua situação, de seu problema. Não sei o que fazer, dizia. Não vejo saída. Raimundo Gibão perguntou: e o que é homem de Deus que lhe perturba tanto? Augustinho começou a se explicar: Sou muito amigo de Dr. Iran Costa, e muito mais amigo sou de Dr. Pedro Satiro, devo favores aos dois, pois não é que eles resolveram se candidatar a prefeito um contra o outro! Estou doidinho sem saber o que fazer. Raimundo Gibão suspendeu um pouco o que estava fazendo, olhou para Agustinho e falou pausadamente: Dê o.. pra um, e vote no outro!
A. Morais

9 comentários:

  1. São tantos Raimundos que para não confundi divisamos por Mundim, Mundeza, Mundico, Mundola ETC.

    ResponderExcluir
  2. Querida Nair, de Antonio Morais, em primeirissimo lugar sem bajulação! quero entre lágrimas, risos, tecla de computador,saudades, boas lembranças, te agradecer, por está dando continuidade ao belo e grande trabalho feito pelo os Pais deste Homem!com alma de menino que é o seu Marido;trabalho esse diga se de passagem, feito com muita harmonia,com o ingrediente infalível para as coisas darem certas, amor! obrigada Morais, como já havia dito não sou muito de escrever, e chorando... de felicidade! pela a homenagem prestada por você, ao seu Amigo, e meu querido,amado saudoso, irreverente,Diplomático acima de qual quer suspeita[ fala com jeito, mais fala na lata] Pai Avô, Raimundo Gibão. Que bom! que você tem memoria,e é casado com uma grande mulher! que lhe incentiva nessa prestação de serviço publico; pra não dizer de solidariedade humana, de amor aos seus Pais,Amigos, parentes, e acima de tudo, Amor a Várzea Alegre.Quanta gente precisa buscar na lembrança sonhos que estavam adormecidos,pra poderem dar continuidade aos seus objetivos; esse Blog faz esse papel de forma muito carinhosa, e subtil. Na construção de uma solida Amizade, rogo a Deus, em nome de seu filho Jesus Cristo, que envie o Divino Espírito Santo e derrame sobre nós sua Luz. Mais uma vez, obrigada Nair, obrigada Morais, abraço fraterno e carinhoso. Maria de Fátima Bezerra Cordeiro

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fatima.

    Ganhei o doce. De qual dos filhos de Raimundo voce é filha? Quero cobra-lo.

    ResponderExcluir
  4. Morais
    Eu tinha um grande amigo, Manoel Gibão.
    Qual o parentesco dele com Raimundo?

    ResponderExcluir
  5. Elmano.

    São varios "Manuel" se não for filho é um dos sobrinhos. Eles formam uma numerosa familia. Esse apelido vem do Sitio Gibão proximo de Varzea-Alegre onde morava o precursor: Antonio Alves Bezerra, Antonio Gibão.

    ResponderExcluir
  6. É verdade! ganhaste o doce, não sei como como descobriste... mais a fonte é segura, só que, sobre meu Pai eu já dei a dica; é do mesmo tempo daquele seu primo que jogava xibiu com as meninas...ele era muito amigo de Dr. Hamilton da Farmacia, e outros da época. Era o boemio mor entre seus contemporâneos. Trabalhou em seu único emprego Auto Aviação Varzealegrense sediada em Cratim de açuca, como ele dizia; fez historia no mundo boémio desta duas Cidades, Cratim, e rajalegre.Aproveito o gancho pra dizer ao elmano que Manoel Gibão é sobrinho do meu avô Raimundo Gibão, filho de José Alves Bezerra [ZÉ GIBÃO] Morais, Obrigada querido, por me ajudar a abrir os baús, em busca de minhas memorias. Coloco-me a sua inteira disposição no que eu puder ajudar. Abraço fraterno e carinho Maria de Fátima Bezerra Cordeiro

    ResponderExcluir
  7. Filha do Vicente, de todos eles o mais divertido. Ganhei o segundo doce. Fui amigo dele. Quando ia a empresa receber encomendas enviadas pelos meus pais ficava levando um lero e matando a saudade das proezas da Rajalegre..

    ResponderExcluir
  8. SIM!!!!!!! a unica filha reconhecida por ele, mas quem eu chamava de paizinho, e quem me criou foi meu Avô Gibão sou a unica mulher que tinha coragem de desafia-lo, na familia, temos muitas historias... VOCÊ É BOM EM MENINO!

    ResponderExcluir