Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 4 de julho de 2009

Familias e suas origens - V

Viúvo de Maria Anacleta de Menezes, pai de 14 filhos, José Raimundo Duarte, casou-se em segundas núpcias com Antónia de Morais Rego, a conhecida Totonha, filha de Gabriel de Morais Rego e Mãe Dona da fazenda Timbaúba em Asneiros. Desse casamento nasceram mais 10 filhos, perfazendo um total de 24 filhos nos dois matrimônios. Em seguida Joaquim Alves de Morais, irmão de Antónia de Morais Rego se casou com Tereza Anacleta de Menezes, filha do primeiro casamento de José Raimundo Duarte. Poucos anos depois se casaram Vitorino Alves de Menezes, João Alves de Menezes, Manuel Leandro Bezerra de Menezes e Ana Alves de Morais, todos filhos de José Raimundo do Sanharol, respectivamente com Josefa Alves Feitosa, Ana de Morais Feitosa, Clara Alves Feitosa e Antonio Alves Feitosa, todos os filhos de Manuel Alves de Morais Feitosa, conhecido por Manuelzinho do Pita, nome da Fazenda Serra do Pita onde morava. Todos esses casamentos aconteceram entre 1.840 e 1900. Os filhos destes casais se casaram com outros primos dos Inhamuns tornando mais acentuada ainda as ligações sanguíneas. Farei estes registros nas próximas postagens. Estes casamentos deram origem a muitas famílias, hoje em dia, são centenas espalhadas pelos cantos do mundo.
A. Morais

6 comentários:

  1. Muitas familias descendentes destes casamentos hoje são conhecidas com outros nomes. O que era apelido virou sobrenome etc. Como exemplo: Bitu, Satiro, Sapo, André e tantas outras.

    ResponderExcluir
  2. Muito me interessa esse assunto, sempre tive paixão! em saber a verdadeira historia dos meus antepassados, e em que galho desta Árvore estou pendurada(risos)Já fiz uma pasta especial pra guardar tamanha preciosidade. Antecipo meus agradecimentos, e aproveito para desejar a você e Nair um maravilhoso! final de semana. Abraço fraterno,Fátima

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fatima.

    Antonio Alves Bezerra, o conhecido Antonio Gibão, era um dos 24 filhos de Jose Raimundo do Sanharol. Esse é o galho a qual voce pertence. Eu sou descendentes de sete filhos do Jose Raimundo do Sanharol porque não houve casamentos fora da familia.Somos da quinta geração.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Morais,como já te falei em outra oportunidade, ganhei das mãos de Thaís Caldas, ex- colega de faculdade, uma edição da obra de Pedro Alves de Morais e Acelino Leandro da Costa, " Várzea Alegre: Sete Gerações desde Papai Raimundo.
    Tenho uma curiosidade: Várzea Alegre tem uma outra filha mais bonita, mais simpática e mais gentil que a Tháis. Você a conhece?
    Tive também uma colega varzealegrense de nome Eliane Bitu.

    ResponderExcluir
  5. Antonio.

    Não conheço pessoalmente as duas, mas pelos sobrenomes são minhas parentas.

    ResponderExcluir
  6. Caro Morais,

    Parece ser realmente a mesma pessoa, pois como confirmou o Antonio Correia, no livro de Leonardo Feitosa percebemos a citaçao de dois irmaos: Jacinto e Gabriel. Exatamente da mesma forma que se refere o livro que te indiquei. Este primeiro Gabriel Morais do Rego que citaste, esta em que periodo? Digo data?

    Abraços.

    Savio Morais.

    ResponderExcluir