Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 20 de agosto de 2023

140 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Família de padres - Padre Benedito de Sousa Rego, primeiro vigário de Várzea-Alegre.

Entre os filhos de Antônio de Souza Rego e Nazárea, da Fazenda Várzea do Boi existiam três padres. Padre Benedito de Souza Rego, nascido em 08.08.1832, ordenado em 21 Março de 1863. Foi vigário de Várzea-Alegre de 1864 a 1875, retornando a freguesia de Tauá. Estando ele no comando de um adjunto para levantar a  parede da lagoa de São Raimundo, depois de  haver tomado  muito vinho disse para  os presentes : O menino que fulaninha está esperando é meu filho.

No outro dia José Raimundo do Sanharol  lhe visitou  e passou  essa informação : Padre, ontem você falou isso, isso e isso. E, ele  respondeu : se foi assim eu não posso mais ficar  em Várzea-Alegre.

Em 1878, estava ele, em Tauá, diante de sua estante, lendo ou escrevendo, quando foi alvejado por um tiro de arma de fogo. A bala passou acima da cabeça meio palmo, e acertou um dorso de um livro na estante, a qual, para prova, ele apresentou na povoação de Itans, Ribeira do Rio Choró, dizendo que não ficaria no Ceará e viajou para Bahia onde morreu em 1899.

Ficaram como registro apenas os cartões de natal que enviava  anualmente nas "Festas de Natal" para sua afilhada Isabel de Morais Rego, Bebé de Sanharol.

Os outros irmãos, Padre José da Costa Leitão, morreu na Fazenda São Bento, quatro léguas depois de Tauá, picado por uma cobra, e, o Padre Antônio de Souza Rego faleceu jovem vitima do rompimento de um aneurisma.


9 comentários:

  1. Veja que trágico. Morreu picado por uma cobra na Fazenda são Bento. Quis a providencia divina que não tenha sido em Várzea-Alegre, do contrario estariam contando como mais um contraste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digam e falem, o que quiserem da sua razalegre, mas ela e riquíssima, em estorias e histórias. Ótima semana escriba.

      Excluir
  2. Meu amigo antonio,e ninguem tem noticias,sobre esta menina que ele suspeitava ser filha dele?E uma historia muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Quanto este padre ter morrido vitima de uma cobra,com certeza esta cobra era uma Cascavel,pois meu avô,tinha um morador que sempre dizia,Seu Ze joaquim,Se uma Cascavel picar ate Sao Bento ele nao escapa.Tao perigoso e o veneno da Cascavel

    ResponderExcluir
  4. Francisca Oliveira - Naqueles velhos tempos esses fatos eram muito bem acobertados. Por varias conveniências. As vezes até da mãe que era descriminada. Minha besavó era sobrinha e afilhada do Padre e dizem que a suposta mãe se casou com um individuo também chamado Benedito e a criança era tido como filha do novo marido. Minha besavó para tirar a culpa do padre dizia - ela gostava era de Benedito!

    ResponderExcluir
  5. História bem interessante, estou sabendo agora, pena que muitos não tem a curiosidade de vir essa página e ler sobre a nossa história. Rapaz, junta tudo e coloca em um livro. Moraes, você fez um comentário da LISEIRA e depois retirou. Lá tá pegando fogo

    ResponderExcluir
  6. O Sítio Sanharol, em Várzea Alegre, sempre teve uma ligação muito próxima com Tauá e a região dos Inhamuns.

    Além de padres, muitos parentescos cruzaram famílias e amizades de lugarejos daqueles municípios.

    Tenho a honra de ser do Sanharol e de ter tido um dos meus primeiros trabalhos em Tauá. Inclusive, o escritório do Projeto Sertanejo, onde prestei serviço, ficava na Várzea do Boi, lugar natural do padre a que Morais se refere no artigo.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Giovani da Costa21 de agosto de 2023 às 09:04

    Esta foto original estar com uma neta de Madrinha Zefa, tinha também uma única carta que ele mandou, não sei se ainda existe.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante essa história!👏

    ResponderExcluir