Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de julho de 2018

Valorizar Pessoas.


Muita gente, ao invés de corrigir o outro para construir, põe-no mais no fundo do poço. Pisa-o, magoa-o...

“ Você é um bêbado, um homem sem-vergonha!” Não seria melhor e não traria mais resultado dizer: “Sua família precisa de você”! “A bebida pode estragar sua saúde”! Posso lhe ajudar em alguma coisa?

Muita coisa depende da maneira de como tratamos os outros. Valorizar a pessoa, visitá-la, conversar com ela, dizer que é gente, que tem valor, que é filha de Deus, que é importante. O mal é que, muitas vezes, nós imaginamos uma personalidade e queremos encapuzá-la nas outras pessoas.

E quando alguém não pensa como pensamos, então não vale mais nada para nós. Viver não significa apenas estar presente neste mundo. É preciso qualificar o nosso existir.

 E uma maneira aconselhável é fazer a felicidade dos outros para que possamos ser felizes também.

6 comentários:

  1. As vezes, no intuito de ajudar, prejudicamos mais ainda. Em vez de dar forças para pessoa carreghar as pedras da vida, ainda acrescentamos mais uma. Por exemplo: Mas voce foi fazer isto? Aonde já se viu? As vezes há momentos na vida em que as palavras irritam: O silencio ensina e diz mais. Bem mais mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o senhor meu Padrinho: acredite, minha felicidade é vê meus semelhantes felizes. Um sorriso sincero é uma forma de ajudar aquele que está de alguma maneira necessitado de algo, ou de alguém. Toda felicidades á todos. Fátima

    ResponderExcluir
  3. Meu caro compadre Morais:

    É isso ai, Chico Xavier dizia sempre: "Quando você não tive uma palavr que auxilie, é melhor não abrir a boca".

    O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros;

    Uma das mais belas lições que tenho aprendido é: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.

    Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar. Carecemos somar esforços, criando, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal. Ninguém tem o direito de se omitir;

    Fazer um irmão se sentir gente é a melhor obra de uma vida.


    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. Maria de fatima.

    O da Varzea-Alegre carrega essa indole boa, amavel, sem orgulho nem arrogancia.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Vicente.

    Voce demorou, mas quando veio foi pra valer. Eu que lhe conheço sei o quanto é verdadeiro, de sua parte o que voce acaba de afirmar.
    Um grande abraço meu compadre, meu amigo e camarada.

    A. Morais

    ResponderExcluir