Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 24 de março de 2024

A síndrome do contraditório - Por Antônio Morais


Observo há muito tempo, com riqueza de detalhes, um fenômeno que venho notando nestes fóruns da internet frequentados, em sua ampla maioria, por uma garotada, creio que estudantes universitários, a julgar pelo teor das opiniões ali postadas.

Seus efeitos podem ser observados: É sempre a mesma coisa. Uma torrente de respostas aparece em seguida, separada por não mais que poucos minutos uma da outra. São, invariavelmente, gracinhas obscenas, daquelas do tipo feitas por adolescentes de 13 anos de idade.

Eu acompanho-as com um misto de curiosidade e repugnância, e noto que ninguém - absolutamente ninguém - sequer tenta refutar a argumentação do comentarista no post original.

Não exibem nem mesmo aqueles argumentos primários e dogmáticos que costumam brandir quando surge no fórum opinião de idêntico teor. Nada, absolutamente nada, só retardatices.

Chega a ser constrangedor. Trata-se, claramente, de uma reação de pânico: A simples menção de algum tema tem o poder de provocar curto-circuito na mente.

Não se compreende a reação da garotada nos embates: É a mesma reação de crianças de quem se tomou um brinquedo, um doce, um pirulito.

Um comentário:

  1. Sou de uma epoca em que o jovem se espelhava na esperiencia, na capacidade, na educação, na formação como um todo dos mais antigos. Hoje a moda é ser contra tudo que é velho. Não concordar até que não faz mal, mas o deboche ofende, maltrata.

    ResponderExcluir