Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 24 de março de 2024

Escritos que ninguém lê - Por Antonio Morais.

De uma em uma, eu fui coletando e armazenando num arquivo. Cheguei aproximadamente 2.000 historinhas bestas sobre a verve da gente  alegre, feliz e bem humorada da Várzea-Alegre.  

Bestinhas, mas com o "pei pei" que são contadas, as vezes, fazem ri, além de resgatar figuras prestimosas  de nossa cidade.

Para ter uma ideia do interesse  dos conterrâneos por sua memória e história criei um grupo, uma pagina com um nome bem sugestivo : "Preciosidades antigas de Várzea-Alegre". 

Ali  todos podem postar, comentar, curti e exercitar  esses  benefícios que a internet   oferece.

Nele você tem  acesso a medição, quantas pessoas visitaram a pagina, quantas curtiram as fotos que as ilustram, quantos leram os textos e quantos comentaram.

Convidei para fazer parte do grupo - 271 conterrâneos varzealegrenses.

Aceitaram os convites 198 amigos. Estão em aberto 73 solicitações  e convites para participar.

Ontem postei a historinha de numero 435, bestinha como as outras, mas fiel  ao estilo do nosso estimado Zé Filipe. Duvido que  alguém tenha  levado  o nome  de nossa cidade além dele.

As fotos tem  uma média de 128 curtidas.  A maioria ilustra a postagem, mas nada tem a ver com a história.

Os textos são  lidos por uma média  menor que 20 pessoas.

Zero comentários. Um aqui, outro acolá.

Dados  oficiais do Face, mostram que é desanimador historiar  a memória  de nossos antepassados. Embora se saiba que povo sem passado é também um povo sem futuro.

2 comentários:

  1. O que dar ibope em Varzea-Alegre é escrever sobre politico corrupto e desonesto. Seja local, do estado ou nacional.

    ResponderExcluir
  2. Não vamos nos quedar a essa falta de memória do nosso povo. As histórias são preciosas mesmo e o homem é fissurado em "causos". O Nossa participação na programação da Verdes Mares contando "causos" é uma prova disso pela grande audiencia. Um abraço, amtonio.

    ResponderExcluir