Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 27 de setembro de 2009

Atentado ao laranjal - Por Raimundinho Piau


No ano de 1.970, uma briga de família somada a uma interferência política, culminou com um atentado a uma plantação de laranjas, do Senhor Antônio Frutuoso, no sítio Vacaria. O agitador cortou um hectare de laranjeiras num ato de perversidade e covardia.
O processo por danos materiais ficou tramitando no cartório, enquanto a população comentava indignada, os prejuízos da vítima. O juiz da comarca expediu um mandado para que fosse procedido um laudo técnico no local do crime. O mandado foi distribuído para os dois oficiais de justiça da comarca, que no caso era Caseca e esse contador de causos.
Chegamos no laranjal já havia bastante curiosos querendo saber como ia ficar a situação, Caseca foi conversar com alguns vizinhos para colher algumas informações que pudesse ilustrar o laudo enquanto eu me sentei num tronco de madeira e comecei a desenvolver o trabalho. Do meu lado sentou-se um morador da vítima picando fumo, sem dizer uma única palavra. Os vizinhos tentavam consolar Toim Frutuoso com algumas palavras de repúdio e solidariedade: Tenha calma Seu Toim! Qui tudo vai ser resolvido.
Outro dizia: Um caba desse divia ir roçar unha de gato no pingo de ameidia, pra ver o qui é bom pra tosse.
Mais um: Esse individo miricia era qui fosse cortado os dois braço dele, qui era pra ele nunca mais poder coçar o furico.
Mais outro: Esse elemento devia ter cortado era o rabo da mãe dele. Eu sei qui ele num cortou esse tanto de laranjeira só pra faze chá.
Nesse momento chegou um evangélico ( Coisa que tinha muito na Vacaria ) com a bíblia no sovaco e começou a consolar Toim: Calma irmão Toim! Tem um ditado que diz: Vão se os anéis e ficam os dedos. O sujeito que fez isto só podia era tá possuído por Satanás. Mais o irmão fique tranqüilo, que mais tem o Senhor pra dar. O Senhor vai voltar, para corrigir as injustiças desse mundo de pecados. Na volta do Senhor, ele vai devolver todo o seu prejuízo em fortuna e saúde. Aguarde a chegada do Senhor ele vai voltar.
Nessa hora o picador de fumo enrolou o cigarro, passou a língua, acendeu e resolveu entrar na conversa: Isbarre aí seu crente! Cuma é qui Senhor de Jubáia vai adigitorar seu Toim, se ele num tem nem pra ele mesmo? Sinhor de Jubáia veve a vida é pidindo as coisas a Deus e o mundo.

Mundim do Vale

Um comentário:

  1. Amigos leitores.

    Mundim do Vale e Raimundinho Piau são a mesma pessoa. Esta foi a primeira postagem direta do Mundim. Agradeço e gostei muito da historia que termina por ser mais um contraste de Varzea-Alegre : Vacaria - lugar que se produz laranja e não leite. hahaha.

    ResponderExcluir