Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quatro decadas e meia - Por A. Morais

Há 44 anos a Casa de Saude São Raimundo de Várzea-Alegre atua na defesa do bem estar e da saúde do povo de nossa terra. A luta do seu idealizador, mentor e construtor Dr. Pedro Satiro é bem mais antiga. No inicio dos anos 60, após se formar em Recife, retornou a sua terra para dedicar sua vida a serviço da vocação escolhida: aliviar o sofrimento alheio e salvar vidas. Homem honrado, amigo, dedicado, caridoso com destacada ação na área da solidariedade humana.
A Casa de Saúde São Raimundo é a resultante de quatro décadas e meia de trabalho árduo iniciados pela disposição e liderança do Dr. Pedro Satiro no meado da década de 1960.
No inicio as dificuldades eram enormes, mas o carismático médico sempre contou com a solidariedade do nosso povo. Quantas vezes podíamos observar adjuntos cortando lenha para queimar caeiras de tijolos, outros juntando pedras para fazer concreto. Os tempos eram outros. As dificuldades bem maiores e só eram superadas graças à liderança e a confiança depositada pela população na causa de seu grande líder. No dia de encher a placar de concreto parecia um formigueiro subindo e descendo as escadas com as latas de concreto na cabeça.
Quem vê esta imponente obra, completa, acabada, acha que caiu do céu pronta para consumo, não sabe nem conheceu a luta do Dr. Pedro Satiro para que chegássemos a ter hoje este beneficio valioso a nossa disposição.
Não podemos nem devemos esquecer outros benfeitores que com Dr. Pedro Satiro caminharam na difícil jornada, mas não podemos esquecer que Dr. Pedro foi o começo de tudo. Parabens Dr. Pedro – Deus lhe abençoe.
A. Morais

2 comentários:

  1. Desde o inicio São Raimundo acompnanha, ilumina e abençoa a casa que leva seu nome. Parabens a todos que fazem a casa de saude São Raimundo em Varzea-Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Fiz parte da sua equipe como sua auxiliar de serviços Médicos. Obrigada Dr. Pedro, em nome do seu amigo, e meu saudoso e querido Pai-Avô Raimundo Alves Bezerra( Gibão) pela confiança em mim depositada e pela força que me deste. Maria de Fátima Bezerra Cordeiro.

    ResponderExcluir