Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Salva do Meio dia - Vicente Almeida e Valdenia.


Monumento ao Padre Antonio Vieira.

O tempo não deixou que a religiosidade do povo nordestino perdesse a força na sua tradição. A Paróquia de São Raimundo Nonato na cidade de Várzea Alegre-CE. Criada em 30/11/1863 por D. Antonio dos Santos, primeiro bispo do Ceará, é motivo de orgulho para o povo varzealegrense, que há 146 anos ininterruptos, realiza a festa anual do seu Padroeiro, ocorrendo verdadeira romaria.
Para melhor entender, a devoção do povo, vejamos um pouco da história desse valoroso santo: São Raimundo Nonato, nasceu na Catalunha-Espanha no ano de 1.200 (a história não menciona dia e mês). Sua mãe morreu durante o trabalho de parto. Por isto ao nome Raimundo foi acrescentado Nonato que significa não-nascido de mãe viva, ou seja, foi extraído vivo do corpo sem vida dela.
Ordenou-se em 1.224, tempos depois foi mandado para a Argélia, norte da África, em missão para resgatar cristãos das mãos dos muçulmanos.
Durante sua estadia lá, conseguiu libertar cento e cinqüenta escravos e devolvê-los às suas famílias. Com a intenção de salvar mais prisioneiros, se ofereceu como refém e no seu cativeiro sofreu torturas e humilhações de toda espécie.
Na prisão ele continuava pregando a todos a palavra de Jesus Cristo e os magistrados muçulmanos para impedi-lo, mandaram perfurar sua boca e colocaram cadeados. Raimundo sofreu oito longos meses essa tortura e finalmente foi libertado em 1.239.
Como ficou com a saúde muito abalada, não conseguiu dar continuidade ao seu trabalho evangelizador vindo a falecer em 31 de agosto de 1.240 na cidade de Cardona, onde foi sepultado. O seu túmulo se tornou local de peregrinação e o povo resolveu construir ali uma igreja para abrigar seus restos mortais.
Raimundo Nonato, devido à condição difícil do seu nascimento é venerado como padroeiro das parturientes, das parteiras e dos obstetras.
No Estado do Ceará, em homenagem a São Raimundo Nonato, poucas famílias não têm um membro com o nome Raimundo ou Raimunda e o número de devotos só cresceu com o passar dos tempos.
Voltemos, pois, a Várzea Alegre. No mês de agosto a cidade recebe muitos visitantes. Os seus filhos que hoje habitam outras áreas geográficas vêm para participar das comemorações, ali permanecendo e aproveitando para visitar parentes e amigos.
Matar as saudades é o que mais querem, e sempre que chegam se deparam com nova roupagem na cidade. Observam que ela cresceu bastante; novos parentes, novas ruas e novas atividades no setor produtivo. Em fim o progresso é notado e eles se orgulham de ter Várzea Alegre como seu berço natal.
Várzea Alegre é a única cidade conhecida que possui um Blog movimentadíssimo: O Blog do Sanharol, que em apenas nove meses resgatou a memória de mais de uma centena de personagens que fizeram história e habitaram aquela urbe. O blog do Sanharol dá vida aos esquecidos, e o seu relato é objetivo singelo e cheio de carisma, atraindo inclusive pessoas que desconheciam a cidade.
Durante as comemorações festivas do seu Padroeiro, destacamos A SALVA DO MEIO DIA e para conferir a beleza do ato, no dia 22 de Agosto último, viajamos até aquela cidade, eu, minha esposa Valdênia e o casal Morais/Nair.
Em lá chegando, inicialmente visitamos a casa do meu inesquecível amigo José André de Morais, de saudosa memória, onde encontramos sua esposa D. Tonha e seus filhos Dinha, João e Raimundo, de quem tivemos acolhedora recepção. Dali seguimos para a bela chácara do casal Menezes/Micaelly, onde fomos recebidos com uma alegria contagiante e onde aguardamos a hora da SALVA DO MEIO DIA, que claro, seria ao meio dia.
As 11h45min nos encaminhamos para a Matriz cujo pátio estava festivamente engalanado. Logo percebemos que a SALVA DO MEIO DIA é um momento de grande alegria para o povo varzealegrense. A Igreja-Matriz se enche de devotos, curiosos e visitantes. É um Magnífico Cenário.
Durante os dez dias festivos, ao meio dia, na porta lateral, o Padre Mota inicia o seu relatório financeiro e religioso das atividades. Interrompendo de vez em quando para que a banda de musica, postada no pátio ao lado direito da Matriz, execute os seus dobrados com a maestria de grandes músicos. A banda é composta por 26 pessoas (homens e mulheres) dentre elas; crianças de 12 anos e homens de até 70.
Sentíamos o som do dobrado vibrar dentro de nós, se espalhar pelas imediações e se elevar aos céus como uma prece, e percebemos naquele momento, a demonstração do grande amor daquele povo para com o seu criador. Após a execução de cada dobrado, os foguetes subiam, rasgando o espaço, diria até, furando a barriga do céu e explodindo no ar como a gritar nossos pensamentos: “SENHOR, estamos aqui, cuida de nós, concede-nos a capacidade de te amar cada vez”. Em consonância com o foguetório, o badalar do sino também era ouvido à distância. Era tudo alegria, era tudo amor. Era um convite a paz e a fraternidade.
Olhamos para o semblante dos componentes daquela banda e vimos estampado em seu rosto macerado pelo tempo, à imensa alegria com que tiravam o som mavioso dos seus instrumentos. Ali, de pé, estavam externando através da música, o seu sentimento de amor, a sua satisfação.
Um fotógrafo se postava em cada canto, desejando registrar o histórico e inesquecível momento. O sol do meio dia era abrasador, mas isto não inibia a presença de muita gente e ninguém se preocupava em procurar sombra, mesmo por que o interior da igreja já estava lotado. O povo queria mesmo era ver quem estava tocando e ouvir de perto aqueles dobrados memoráveis.
Após a SALVA DO MEIO DIA, o padre Mota deu inicio ao ritual da Hora da Graça, circulando entre os fiéis com o Santíssimo e ao encerrar o ritual, fiquei deslumbrado e quis permanecer um pouco mais naquele ambiente sublime e majestoso. Valia à pena, pois via no rosto dos presentes, a esperança de uma graça alcançada. Sentia como se raios luminosos e invisíveis envolvessem cada um dos presentes, pois, o seu semblante demonstrava uma paz indescritível.

Destacamos também a administração valorosa do seu Vigário, o Padre Mota que há 40 anos é pastor daquele rebanho. Pe. Mota é daqueles que se preocupa com o bem estar da sua comunidade, pois, naquela Igreja-Matriz todos os bancos têm assentos e encostos estofados e macios.
A SALVA DO MEIO DIA, durante todo o mês de agosto, foi exaltada em prosa e versos por Antonio Alves de Morais e Mundim do Vale no Blog do Sanharol, e eu encantado com suas narrativas, não me contendo fui ver de perto. Fiquei deslumbrado.
A grande família varzealegrense está de parabéns, merece o destaque do Blog do Sanharol idealizado e mantido por seu fundador, Sr. Antonio Alves de Morais.
Finalmente após um lauto banquete oferecido por nossos anfitriões Menezes/Micaelly, regressamos ao Crato.

Vicente Almeida e Valdênia

4 comentários:

  1. Amigo Morais, tive,hoje, a grata satisfação de me encontrar, em Crato, com o seu compadre Vicente Almeida. Conversamos um pouco e. lógicamente, falamos de você e do Sanharol.

    ResponderExcluir
  2. Antonio.

    Obrigado pela visita. A nossa amizade com o casal Vicente e Valdenia teve inicio na decada de 1970, os nossos filhos se criaram juntos, unidos como verdadeiros irmãos. Somos compadres e nossa amizade é alicerlada na sinceridade, na solidariedade e na compreenção. Temos muita honra de sermos grandes amigos e agradecemos a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Leitores do Blog do Sanharol.

    O texto do Vicente e Valdenia nos mostra inicialmente a biografia de São Raimundo. Mostra a sua historia de vida, coisa que poucos conhecem, apesar do grande numero de fiés. Em segundo lugar faz um relato historico da religiosidade e fé do povo de Varzea-Alegre em São Raimundo Nonato desde sua origem, bem antes da criação da Paroquia de São Raimundo em 1863 e da criação politica do municipio em 1870. É um primor de texto para os pesquisadores do tema São Raimundo. Vicente gravou um dobrado que deveria ter sido colocado na postagem e por um problema não identificado não foi possivel baixar. Agradecenos ao casal a contribuição valiosa e desejamos que São Raimundo proteja toda sua familia.

    ResponderExcluir
  4. Amigos do blog. Foi muito procedente o texto do poeta/historiador Vicente Almeida,
    além do histórico, ele se nivela na religiosidade, aos fiéis do nosso padroeiro.
    Bom seria que o espirituoso Chagas Taveira ainda estivesse vivo para
    ler o histórico, só assim ele ía saber que mesmo avendo a ausência
    do céu e o inferno aqueles fiéis não estariam perdendo nada.
    Um grande abraço para o poeta Vicente Almeida e os fiéis de São Raimundo Nonato.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir