Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 31 de outubro de 2009

1º de novembro: aniversário de Dom Newton Holanda Gurgel


Dom Newton Holanda Gurgel nasceu em Acopiara, Ceará no dia 1º de novembro de 1923, filho de Francisco Gurgel Valente e Aurélia Holanda Gurgel. Ele completa hoje 86 anos de idade. E no próximo dia 17 de dezembro completará 60 anos de ordenação sacerdotal.
Em 27 de maio último, Dom Newton comemorou 30 anos de ordenação episcopal.
Ele foi nomeado bispo - auxiliar de Crato em 27 de maio de 1979. Com a renúncia do 3º bispo, Dom Vicente Matos, o Vaticano nomeou Dom Newton Holanda Gurgel como 4º bispo de Crato em 17 de novembro de 1993.
Nesta função ele permaneceu até 29 de junho de 2001, em face de ter renunciado ao bispado por ter atingido 75 anos em 1º de novembro de 1998. Foi substituído pelo atual bispo diocesano, Dom Fernando Panico.
Conhecido como o "Bispo da Simplicidade", Dom Newton receberá muitos cumprimentos nesta 1º de novembro dos seus muitos amigos do Crato e do Cariri.
Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

2 comentários:

  1. Fui aluno do então Padre Newton Holanda Gurgel, nos bancos escolares do Colégio Diocesano de Crato.
    Ele lecionava Português e Ciências.
    Duas grandes recordações guardo de dois anos de convivência como aluno de Dom Newton: ele nunca perdeu a calma ou a serenidade(em nenhum momento) e sempre foi uma pessoa de grande caráter.
    Nunca se ouviu dele uma conversa leviana.
    Também nunca se ouviu dizer - ao longo de quase nove décadas de existência - que Dom Newton tenha tido um gesto de adulação para com qualquer pessoa. Nunca foi imprudente em nenhuma ação.
    Simples, educado, afável, sem afetação, fiel à verdade e de um equilíbrio admirável, Dom Newton Holanda Gurgel é um digno Sucessor dos Apóstolos que muita honra o clero da Diocese de Crato.
    Parabéns e que Nossa Senhora da Penha o conserve entre nós por muitos anos ainda.

    ResponderExcluir
  2. Parabens para Dom Newton pelo aniversario e sobretudo por fazer parte do seleto grupo de bispos desta Diocese do Crato, grupo de benfeitores.

    ResponderExcluir