Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

15 de Outubro dia do Professor - Por Antonio Morais


Padre Anchieta - O primeiro professor do Brasil.

Nesta data unem-se autoridades, pais e alunos para prestarem homenagem ao valioso trabalho realizado pelo professor que coopera na obra de formar novas gerações e moldar o caráter dos novos cidadãos.

A responsabilidade educacional do professor é muito grande, é ele quem mantem contato mais prolongado, na escola, com a criança, o adolescente em fim com o educando. O professor é o elemento insubstituível na ação de educar, não existe nada que possa substituí-lo. O professor desempenha grande função na formação do educando, principalmente no adolescente que enfrenta uma época de mudanças, de transformações.

Cabe ao professor ajudar o aluno, na solução dos seus problemas, não só na aprendizagem, como nas questões pessoais. O primeiro professor do Brasil foi o Padre José de Anchieta que na sua missão de religioso iniciou a catequese aos índios; as primeiras escolas que se tem conhecimento oficial do Brasil foram entregues aos religiosos Padre Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

O verdadeiro professor é aquele que faz da sua profissão um sacerdócio, que transmite seus ensinamentos com amor, dedicação e carinho. Aos professores devemos não só a nossa instrução como nossa educação, pois, a escola é a continuação dos ensinamentos morais iniciados no lar.

Não devemos homenagear somente ao professor da escola primaria ou secundaria, mas, sim a todos sem distinção, principalmente, ao professor quase anônimo, que é o professor rural. È através deste professor que podemos medir o verdadeiro valor do magistério; é nesse professor primário da zona rural que está o verdadeiro sacerdócio, a verdadeira vocação na arte de ensinar. São eles, os professores e professoras, nas condições de heróis anônimos, que preparam o povo para auxiliar no desenvolvimento do nosso país.

Façamos com que nossos dias de estudante, sejam sempre os melhores momentos de nossas vidas e quando chegar o amanha, tenhamos saudades daqueles dias puros e tranquilos que tantas recordações nos trazem.

2 comentários:

  1. No estágio do caos moral a que chegou a sociedade brasileira; na decadência cívica que se alastra neste país-continental, a profissão de ensinar às novas gerações é tarefa heróica.
    Hoje, quase solitário, meu coração presta uma sincera homenagem a um dos grandes professores que conheci: o Monsenhor Francisco Holanda Montenegro.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando - O Crato era o centro da Cultura regional. No setor da cultura e ensino despontavam, Padre Davi, Padre Luiz Antônio, Padre Gomes, José do Vale, Manuel Batista Vieira, e tantos outros mestres dedicados ao ensino e preparo de uma turma de alunos também muito dedicada e estudiosa. A mudança foi muito grande, o prejuízo foi bem maior.

    ResponderExcluir