Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

2 de outubro: Dia do Anjo da Guarda – por Armando Lopes Rafael



Este dia é consagrado pela Igreja Católica ao culto dos Santos Anjos da Guarda. Deus, em sua misericórdia, atribuiu a cada homem um Anjo, que o acompanha em todos os passos da vida, reza por ele, protege-o contra os perigos do corpo e da alma. Infelizmente, a maior parte das pessoas não se beneficia devidamente desse celeste protetor. Desde a mais tenra infância, todos que receberam a formação católica já rezavam esta tradicional oração: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém".

O livro “Os Anjos” escrito por monsenhor Pedro Barreto Celestino, sacerdote do Opus Dei, nascido em Juazeiro do Norte (ele é irmão do atual vice-prefeito, José Roberto Barreto Celestino) tem o mérito de expor a doutrina católica sobre o palpitante tema. Monsenhor Pedro Celestino é filho do casal Antônio Corrêa Celestino - Lucélia Barreto Celestino, ambos falecidos. Além de títulos de graduação e pós-graduação, esse filho espiritual de São Josemaria Escrivá, tem dois Doutorados: em Ciências da Educação (1967) e em Direito Canônico (1970) pela Universidade de Navarra, Espanha. Ele foi o primeiro brasileiro a ser ordenado sacerdote do Opus Dei Depois de ter exercido apostolado junto a universitários na cidade de São Paulo, mons. Pedro Celestino atualmente reside no Rio de Janeiro, onde é vigário da delegação do Opus Dei naquela cidade. Sou amigo dele há muitos anos.

O livro "Os Anjos" alerta aos católicos para o perigo de práticas espíritas, uso de amuletos e outras superstições. Traz o essencial para que conheçamos os anjos e contribui para reavivar a devoção aos santos anjos, nossos protetores, conselheiros e amigos fiéis. Apeguemo-nos, pois aos Santos Anjos ("Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti, e te guarde pelo caminho, e te introduza no lugar que preparei", Ex 23, 20-23), para que eles nos protejam do mal ("sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, anda como um leão que ruge, buscando a quem devorar" -1ª Epístola de São Pedro, 5, 8).
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Um comentário:

  1. Meu caro amigo Armando.

    Deus em sua bondade nos oferece dois tipos de anjos. Os amigos que são anjos visiveis, que nos acompanham em nossa caminhada, lado a lado de forma bem concreta e os Anjos Divinos que nos guardam e nos protegem do mal e nos preparam para vida eterna. Os dois tipos são muito importantes e não podemos perder de vistas.
    Parabens pelo texto e obrigado por ser meu amigo e um dos anjos da guarda do Blog do Sanharol e escrever belos textos para os outros Anjos leitores do nosso Blog.
    A. Morais

    ResponderExcluir