Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Confissão de caboco - Por Ze da Luz


A CARTA
Seu Chico: Chã da Cutia.
Digo a vossa senhoria
Que só lhe escrevo essa carta
Pru senhor ficar sabendo
Que eu não sou a mulher
Que o senhor tá entendendo.
Se o senhor continuar
Com os seus disbiques atrevidos
O jeito que tem é contar
Tudo, tudo a meu marido.
O senhor fique sabendo
Que com seu discaramento,
Não faz nunca eu quebrar
O sagrado juramento
Que eu jurei nos pés do altar,
No dia do casamento.
Se o senhor é inxirido,
Encontrou u’a mulher forte,
O nome do meu marido
Eu honro até minha morte!
”Sou de vossa senhoria,
Sua criada.MARIA.”
Doutô! Doutô mi arresponda
O qui é qui eu tô ouvindo?
Vosmicê leu a carta,
Ou num leu, ta mi inludindo?
Doutô! Meu Deus! Seu doutô,
Maria tava inucente?
Me arresponda pru favo!
Inocente! Sim, senhor!
Matei Maria inucente!
Pru que, seu doutô, pru que?
Matei Maria somente
Pruque num aprendi a lê!
Infiliz de quem num leu
Uma carta de ABC.
Magine agora o doutô,
Quanto é grande o meu sofrê!
Sou duas veiz criminoso,
Qui castigo, seu doutô!
Qui mizera! Qui horrô!
Qui crime num sabê lê!

Zé da Luz.

3 comentários:

  1. Como ouvite do programa do Eloi Teles ouvir centenas de vezes em sua locução o Eloi narrar uma relação de ouvintes privilegiados do programa e oferecer este poema. Entre eles o meu amigo e compadre Vicente Almeida. O Eloi colocava alma no poema e aqueles do coração mole chegava as lagrimas. Grande Ze da Luz. Grande Eloi.

    ResponderExcluir
  2. É...

    A poesia é marcante.
    Demonstra a ignorancia dos desleiturado, e o quanto de mal pode ser feito por desconhecer o alfabeto.

    É verdade, o Elói recitou muitas vezes esta poesia em seus programas radiofonicos, e no seu imaginário livro de ouro, gravava e lembrava algumas pessoas da sua estima.

    Eu privei com Elói Teles, muitos anos da nossa existencia e era cativo dos seus programas.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. HOJE, SEIS ANOS DEPOIS da postagem, quero dizer-lhe, que em Setembro de 2014, ESCUTEI ESSA POESIA INTEIRA declamada pelo aniversariante de 70 ANOS, aqui NO AMAPÁ (do outro lado do Brasil e no Meio do Mundo - Linha do Equador), sendo ele aniversariante filho de cearenses de Aurora-CE e eu de pai cearense, de Lavras da Mangabeira-CE (ambos, nós, da família Tavares). O PRAZER EM REOUVIR "o poeta Zé da Luz" foi para mim de mais da conta, pois sou poeta cordelista e amante da boa rima, principalmente a sertaneja de Patativa, de Zé da Luz e de Catulo.

    ResponderExcluir