Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 25 de outubro de 2009

Lúcio Alcântara, o homem



Estive presente, na noite do último sábado, à posse do intelectual Lúcio Alcântara como Sócio-Efetivo Acadêmico do Instituto Cultural do Cariri. Solenidade bonita que contou com a presença do que o Cariri tem de melhor na área da Cultura.
O Coral da Sociedade de Cultura Artística de Crato–SCAC foi um show à parte. Seus componentes – sob o comando da maestrina Divani Cabral – espontaneamente ali compareceram para, num gesto tocante e raro, entoarem um cântico de gratidão pelo apoio recebido do Dr. Lúcio (o político mais culto do Ceará na atualidade) quando este foi governador do Estado.
Mas não é sobre o político Lúcio Alcântara que vou falar. Todo o Ceará já conhece as qualidades da sua fecunda vida pública. Gostaria de me ater apenas às qualidades pessoais do homem Lúcio Alcântara.
Um intelectual de qualidade. Dizem que até para definir sua formação profissional (ele é médico vocacionado) foi necessária a leitura – ainda na adolescência – de toda a obra de Cronin.
Sempre lhano e cortês, aberto e simples, Lúcio Gonçalo de Alcântara é uma pessoa digna, decente, leal e que serve de referência tanto na serenidade, quanto na ética de que é dotado. Um homem visceralmente honesto em todas as atividades que exerceu.
Talvez resida nisso tudo a credibilidade de que ele é possuidor no pobre cenário político brasileiro dos dias atuais.
Armando Lopes Rafael

Um comentário:

  1. Meu caro Armando Rafael.
    Estive presente a solenidade. A certa distancia acompanhei os pronunciamentos com muita atenção, e, como uma pessoa que acompanhou o trabalho do Dr. Lucio para a região durante seu governo e testemunhou algumas injustiças, ás vezes, vaias e deselegâncias injustificaveis, fiquei feliz porque foi feito justiça. Uma coisa me marcou muito: Divani Cabral findou seu discurso de agradecimento e gratidão com está significativa frase: Dr. Lucio, nós somos mais felizes do que o Senhor, porque temos o senhor como amigo, e, o Senhor não tem outro amigo como Dr. Lucio.
    Outro fato que marca a personalidade do Dr. Lucio. Todos os oradores aplaudem a trajetoria de conduta, baseada na humildade, na honestidade e na lealdade aos amigos.
    Parabens ao ICC.

    ResponderExcluir