Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Meus netos - Por A. Morais


Tenho três netos. Ana Thais, João Pedro e Aluízio. Aluisio é o caçulinha da turma, tem apenas cinco meses é folgado só mama. Ana Thais é a mais velha tem 12 anos, é uma mocinha meiga, carinhosa, educada, afetuosa, bonita e, já pensa e tem vontade própria. Por essa razão, e só por esse motivo tenho exposto menos os dois. O Aluisio vai chegar o seu tempo e a Ana Thais não sei se ela gostaria. Assim João Pedro vai levando vantagem, tem sido mais badalado, mas não se enganem, não há preferência, o amor que tenho por meus netos é um só, igual, infinito.
Historias existem de todos eles, e hoje eu vou contar uma da Ana Thais, ocorrência de quando ela tinha cinco anos, portanto proeza de sete anos atrás. Morávamos em Porto Velho e aos Domingos Eudes e Dany os pais da Ana Thais almoçavam em nossa casa. Ana Thais era disputada pelo pai, um militar disciplinado e durão, por uma mãe cuidadosa, carinhosa e amiga, uma avó apaixonada e um avô bobo. Com a mãe, às vezes, ela tirava a conta errada, mas com o pai e os avós fazia gato e sapato sempre.
Aos Domingos chegavam se abancavam e tome cerveja. Depois de vinte latinhas o Eudes, aquele militar serio, trombudo e de cara amarrado encarnava o Daniel e começava a cantar. Não ficava um bem-te-vi nos pés de jambo, voavam todos. Por sorte a galinha caipira já estava cozida e o almoço era servido e o shol acabava.
Num desses dias a Ana Thais chegou aborrecida. Os pais saíram do carro e ela não. Depois de um belo carão da mãe ela saiu segurando uma boneca quase do seu tamanho pela perna. Quando passou perto do pai atirou a boneca num pé de parede e foi braço prum lado, perna pra outro e a cabeça não se sabe onde foi parar.
Então o pai resolveu botar moral: Ana Thais! Você sabe quanto custa uma boneca dessas? Você sabe de onde vem dinheiro? Inocentemente ela respondeu: eu sei o senhor vai buscar no Banco!
Daí por diante a conversa foi com o avô e você pode fazer idéia do que aconteceu. Andamos a cidade toda a procura de uma padaria aberta para comprar uma tal de chichinha, um enroladinho de salsicha com massas. Coisas de avô!
Por A. Morais

8 comentários:

  1. Thais.

    Estou aguardando o banho de farinha com ovos. Não precisa trazer eu compro aqui mesmo. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, sempre ouvi dizer que "ser avô é ser pai duas vezes"
    Eu também curto meus 4 netos.
    Obrigado pela visita/comentário de hoje no Ponta da Serra

    ResponderExcluir
  3. Morais,

    Adorei seu texto, sobretudo por ler, sentir e apreciar suas "coisas de vovô"... Tenho um casalzinho de netos. E é desse jetinho mesmo... A gente fica besta e faz o que pode pra realizar as vontades deles. Se isso é certo não sei, mas que nos deixa felizes isso é incontestável.

    Abraço,

    Ei, menino! Por que não vemos suas passadinhas pelo Cariricaturas?
    Apareça! Fizemos sua festa pelo seu aniversário e nem vimos você por lá...

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  4. Antonio.
    Obrigado pelo comentario. Parabenizo pla bela postagem no Ponta da Serra em Homenagem ao Elmano. Homenagem justa e merecida.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Claude.

    Só hoje passei no Cariricuturas e vi a bela homenagem . Deixei os meus agradecimentos. Muito obrigado e estarei selecionando alguma coisa para postar por lá. Em breve.

    ResponderExcluir
  6. Comapadre Morais

    Por enquanto só mesmo a Tahis para nos tirar do sério e eu quero estar lá no dia da lambuja. Eu mesmo levo os ovos.

    Todo neto apronta que é uma maravilha.

    Enquanto os pais acham ruim, nós estamos curtido.

    Enquanto os pais brigam com nossos netos, nós brigamos com os pais para.

    Os netos são nossos e ninguém tasca.

    São fofinhos, cherosinhos, são nosso dengo.

    Acho que passei de todos vocês; Claude 2, Morais 3, Toinho 4. Dobrei a parada e de quebra acescentei um ah ah ah. Tenho 9 netos e muitos causos.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  7. Morais, nota-se que vocês foram agraciados com três netinhos fofos e carinhosos. Como deixar de mimá-los se não existe mais a responsabilidade única de criá-los?
    Os vovôs merecem esses afagos idos e vindos.
    Por enquanto ando conformada com 6 sobrinhos netos. Três aí e três cá. Os três pequenos de cá são também uns amores. São bastantes carinhosos e atenciosos, principalmente quando ganham pirulitos. E quando vamos embora os três vão para a janela e gritam: nos três amamos vocês.

    ResponderExcluir
  8. Vovô, o dinheiro vem do banco mesmo e papai ainda continua dando seus shows por ai! haha

    ResponderExcluir