Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 18 de outubro de 2009

O Coral de Zaquiel - Por Mundim do Vale


O Sr. Ezequiel da Costa Siebra, agricultor do sítio Varas no município de Várzea Alegre, cultivava uma plantação de amendoins junto com seus oito filhos. No período da semeação recomendou aos filhos para que colocassem seis grãos em cada cova. Mas quando o amendoim nascia era apenas com dois pés. A princípio ele pensou que fosse os pássaros ou a qualidade da semente. Descartadas essas hipóteses ele descobriu que os filhos estavam semeando dois na cova e quatro na barriga. Quando foi fazer um novo plantio reuniu os filhos e disse: - Olhem! O padre Otávio disse na missa que para o amendoim produzir muito, é preciso que os semeadores façam o trabalho cantando o hino de são Raimundo o mais alto que puderem. E assim eles fizeram.
Raimundo de Souzão passava pela estrada quando ouviu a cantarola, subiu na cancela para ver o que era. Nesse momento vinha passando Maurício Fiúza que perguntou A Raimundo: - O que é aquilo? Já tão pedindo esmola para São Raimundo agora é direto na roça?
- É não Maurício. Aquilo é o coral de Zaquiel.
Depois disso a produção aumentou, mas quando foi na debulha Ezequiel notou que o amendoim não estava correspondendo a colheita da roça. Foi quando ele reuniu novamente os filhos e falou:
- Olhem. Prestem atenção! O frei Damião disse que para o amendoim render mais ainda, é preciso que na hora da debulha todos os debulhadores cantem Hino de louvores para santo Antônio, o mais alto possível. Depois de aplicadas essas medidas, Ezequiel ficou sendo o maior produtor de amendoins da região.
Miguel Mandu quando passava perto da casa de Ezequiel dizia:
Essa família de Zaquiel é muito católica. De dia canta o bendito de São Raimundo na roça. E de noite canta o de santo Antônio em casa.

Postado Por Mundim do Vale

2 comentários:

  1. Mundim.

    Eu queria ver era Raimundo Pretinho encontrar bendito ou qualquer outra razão para os filhos não comerem os midubim todos. Os meninos eram muitos e a atenção era pouca.

    ResponderExcluir
  2. É Mundim

    Taí, gostei e muito.

    Parece que na debulha de amendoim, todo mundo inventava alguma coisa para não sair no prejuíso.

    O meu pai também plantava amendoim e quando era na debulha, convidava alguns meninos do sitio para esse trabalho que se realizava sempre na boquinha da noite lá em casa.

    A minha avó que participava da debulha, sempre dizia: amendoim só se debulha assoviando. Se não for assim ele não presta para armazenar. Fura todim.

    E a gente acreditava, até eu que só tinha uns oito anos.

    Agora sei que era só manha.

    Viente Almeida

    ResponderExcluir