Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O OVO DO PADROEIRO -recebido via imail

Quando aconteciam as campanhas de arrecadação de donativos para São Raimundo Nonato, todos os fiéis se empenhavam no trabalho. Um exemplo disso era Maria de Fátima Bezerra e e sua amiga Cândida, que faziam esse trabalho no Canindezinho, Juazeirinho e Sanharol. Foi no Sanharol que uma vez elas conseguiram arroz, feijão, fava e outras coisas mais, além de uma franga de galinha.
A promessa de Antônia era pra que São Raimundo mandasse de volta o seu Buda que tinha desaparecido igual a suspiro em boca de criança. O propósito de Fátima era que o padre Otávio benzesse três santinhos para ela colocar na capa do caderno para mostrar a sua educadora Eliza.
Na volta já cansadas ouviram a pinta cantar e em seguida botar um ovo azul, nesse momento Antônia falou: - Neguinha esse ovo você pode ficar com ele porque você já ficou muito cansada tirando esmola, Fátima ainda quis rejeitar dizendo que o ovo era de São Raimundo, mas ela não aceitou e acrescentou: - Não senhora é seu São Raimundo fica só com a pinta. Mas quando Fátima começou a vibrar ela recuou:- Não mulher devolva o ovo do padroeiro se não ele não traz meu Buda.
Depois das contradições elas notaram que o ovo estava quebrado. Quando chegaram na praça o pintor Bentevi disse:- Essa duas já quebraram o ovo de São Raimundo e se ele não se cuidar não vai ver nem as penas da pinta dele. Depois foi a vez de Antônio de Felinto falar: Pois vão ser castigadas nem São Raimundo vai trazer Buda nem o padre Otávio vai benzer os santos de Maria de Fátima.

Fonte de informação desse causo: Maria de Fátima Bezerra.

4 comentários:

  1. Mundim.

    Não posso duvidar de minha afilhada. Mas, um ovo azul é historia para João Pedro ou Pedro Piau contar. hahaha

    ResponderExcluir
  2. É verdade meu Padrinho! o ovo era uzuzinho! quantas saudades... eu acho que vou passar a semana Santa ai; e caçar rolinha com o João rsrsrs.Abraço a todos com muito carinho.Fátima

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fatima.

    Venha. Estamos esperando. Semana santa é tempo de pescar. Por sinal contarei uma historia de uma pescaria do João Pedro. Não muito diferente das caçadas. Do mesmo estilo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Maria de Fátima, eu também
    já fiz esse trabalho. Minha mãe e Dona Adelina nos finais de semana
    faziam o recolhimento dos donativos de São Raimundo nos sítios Varas e Coité e eu era o condutor do jumento que transportava os legumes. Em cada casa era legumes para São Raimundo
    e um copo de leite para Raimundo sem ser São.
    teve até uma vez que o jegue desembestou e eu caí com caçuá e tudo. Mas aquela boa gente nos ajudou e terminou tudo bem. O pessoal costuma dizer que muita gente é bom é pra empurrar carro atolado, mas naquela ocasião, muita gente foi bom para ajudar os coletores dos donativos do padroeiro.
    Abraço.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir