Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pra que serve verador - Por Antônio Morais

Em 1912, o prefeito de Várzea-Alegre Cel Antônio Correia Lima perguntou ao Tabeleão José Alves Feitosa, o conhecido Dudau: Pra que serve verador? Sim não houve erro de digitação não, é verador mesmo.

Dudau, homem de  sabedoria impar  e vasto conhecimento, andou explicando: para criar leis, ajudar na fiscalização da aplicação dos recursos etc.

"Ora mais essa", disse o Coronel prefeito, eu preciso lá de verador para dizer o que devo fazer com o dinheiro que administro!

Um século depois, desta celebre pergunta, eu me pergunto: Pra que serve uma câmara de vereadores manipuláveis e subservientes.

Nem pra dar nomes a ruas serve mais.

Li ontem, no Blog do Crato, um texto do Historiador Armando Rafael, no qual ele narra com precisão uma aberração da Câmara de Vereadores do Crato.

 Rua cuja denominação a historia registra, sendo rebatizada com uma outra personalidade. Maior absurdo três ruas com o mesmo homenageado.

Diante destas aberrações repito a frase do Coronel Antonio Correia Lima: Pra que serve verador? E querem aumentar o numero deles !

12 comentários:

  1. Para a eleição, cada eleitor escolhe o seu representante. Com base na ideologia partidario e tendencia e que segue. Geralmente o prefeito eleito elege metade ou mais dos vereadores eleitos. A partir de então passa a contar com o apoio de todos ao mesmo tempo. O eleitor que se dane. As vezes o apoio é tamanho que um vereador se dar ao luxo de vetar o apoio do outro. Salve o velho Coronel: pra que serve afinal verador!

    ResponderExcluir
  2. A. Morais,
    Isto é uma vergonha, mesmo!
    Pois não é que a banda tocou, o dono chegou e o "povo" arredou?
    Acorda, Crato! Assim não dá!
    Tem que haver mais seriedade ao administrar o que é do povo!

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Iguatu mudaram o nome da rua Guilherme de Oliveira para José Montenegro (mas ninguem chama pelo nome novo). Já uma praça no centro que era chamada Coronel Belizário mudou para Adil Lavor. Coronel Belizário foi o 5º entendente de Iguatu e foi quem trouxe a estrada de ferro pra nossa cidade. Adil Lavor foi gerente de um banco. Mas é parente da situação e a praça é no centro! Cadê que botam em praças da periferia. Morais tambem não sou de acordo com o que fizeram em V.A. Mudaram o nome da Igreja para Otacilio Correia. Porque não nomeiam ruas novas sem nome?

    ResponderExcluir
  4. *O nome da rua da Igreja para Deputado Otacilio Correia

    ResponderExcluir
  5. Morais:
    E o pior é que a Câmara Municipal não toma nenhuma iniciativa para coibir os erros.
    No caso da Rua Impertatriz Leopoldina, a antiga lei não foi revogada. E uma lei nova não tem valor se a antiga não foi revogada.
    Assim, em Crato temos uma anomalia.
    A Rua do bairro Barro Branco denominada oficialmente de Imperatriz Leopoldina também é chamada de "Orestes Costa". a terceira com este nome em Crato. As outras são a rua que passa ao lado da Grendene (com placa e tudo) e outra no bairro Granjeiro.

    ResponderExcluir
  6. Pelo visto esses vereadores do Crato não servem para nada! Aliás, eles servem para receberem um salário no final do mês e dizerem amém, amém, amém à "Ordem do Dia"!
    Bons tempos idos dos políticos sensatos, idealistas e responsáveis com a "coisa pública".

    ResponderExcluir
  7. Amigo Rodrigo.

    No caso de Varzea-Alegre foi trocado os nomes de major Joaquim Alves para Otacilio Correia. Joaquim Alves era o Besavô do Otacilio. Portanto cortaram a memoriam da familia em varias gerações. O Cel Antonio Correia era avô do Otacilio.
    Rodrigo eu fiz uma postagem para seu pai : Procure - Fotebol a Antiga - Ele vai morrer de rir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Armando

    Uma coisa que não entendo: Tres ruas com o mesmo nome. Como alguem pode saber qual das tres é a que procura. Só no Crato mesmo. Mais dificil de entender é uma personalidade como Dom Vicente Matos não ser homenageado com o nome numa rua do Crato.

    ResponderExcluir
  9. Maria da Gloria.

    O problema é que tudo sai do executivo protinho. Os vereadores colocam apenas as assinaturas. A maioria não sabe ler, imagine entender, interpretar e modificar um projeto. Antigamente a situação literaria do vereador podia até ser deficiente, mas era superada pela etica, moral, honradez, coerencia e lealdade ao lider politico. Hoje quem mandar são as onças! hahaha

    ResponderExcluir
  10. Morais, Rodrigo, Armando e Glória.
    Vocês falaram do Crato e de várzealegre, pois eu vou falar só de V. Alegre. Eu ví uma história que vão homenagear o técnico Dunga
    com o título de cidadão varzealegrense. Eu não tou aqui questionando se o Dunga merece ou não merece. O que eu queria saber era se o paraibano José Faustino
    que viveu muitos anos em nossa cidade, contituiu familia e serviu a nossa comunidade com o seu ofício de sapateiro, foi também merecedor dessa comenda.
    Abraço para os comentaristas do blog e juízo para os nossos vereadores.
    Mundim do vale

    ResponderExcluir
  11. Mundim.
    Estou de plena acordo com voce. As bobagens vão acontecendo o povo até as esquece, mas, ficam os registros. A posteridade vai mostrar uma troca de titulos de Varzea-Alegre e São Bernardo. Os agraciados foram a primeira vez na sua nova cidadania no dia de receber o titulo.

    ResponderExcluir
  12. Por volta de 1912, o prefeito municipal de Várzea-Alegre Cel Antônio Correia Lima escolheu para presidente da Câmara Municipal um vereador de sua confiança, residente no distrito de Naraniú.

    Ao ser comunicado o vereador disse : compadre, isso vai dar certo? Eu não sei falar, eu só sei aboiar.

    ResponderExcluir