Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 11 de outubro de 2009

Reflexões num domingo nublado – por Armando Lopes Rafael



O domingo amanheceu nublado. Busco a Internet e abro os sites em busca das notícias, desta véspera de feriado. Eis a manchete principal da “Folha de S.Paulo”: “Família Sarney interfere em agenda de Edison Lobão. Conversas interceptadas pela PF mostram que Fernando Sarney e Silas Rondeau marcam e cancelam reuniões do ministro do pré-sal sem nem sequer avisá-lo previamente”.
Fico a refletir: o Brasil é como um corpo doente. Sarja o tumor num lugar e ele rebenta noutro. Com o advento da forma republicana, nos empurraram goela abaixo o sistema de governo presidencialista. Os políticos mudam de partido (e até de domicílio eleitoral – vide o caso de Ciro Gomes – como quem muda de camisa). Cada eleição para presidente é uma “guerra” entre partidos e facções. A sociedade fica dividida. Nunca um presidente chegou ao poder com a unanimidade da nação.
Lembro-me de que nas eleições presidenciais de 2002 escrevi uma análise dos resultados, publicada no “Jornal do Cariri”. A ver:
“No primeiro turno, segundo a imprensa, Lula obteve 46,44% dos votos. Verdade? Puro engano, como demonstrarei a seguir:
“O nosso colégio eleitoral tem 115.253.447 votantes. O candidato do PT recebeu 39,4 milhões de votos que representam 34,2% da preferência eleitoral. Ou seja: 65,8% dos eleitores brasileiros não queriam Lula como presidente. No primeiro turno, José Serra obteve 19,700 milhões de votos (17,1%); Garotinho foi votado por 15,175 milhões de brasileiros (13,2%); Ciro conseguiu 10,167 milhões (8,8%). Votaram em branco 2.873 milhões de brasileiros, enquanto os nulos somaram 6,975 milhões. E se abstiveram de votar 20,473 milhões de pessoas (17,8%), superando assim a votação dada a José Serra.
“No segundo turno, Lula obteve 52.793.364 votos (45,8% do colégio eleitoral) enquanto Serra foi votado por 33.370.739 eleitores (28,9% dos aptos a votar)”.
Abro uma gaveta e procuro outras estatísticas que guardo. Aí vai uma: Desde a implantação da república tivemos 41 presidentes. Destes apenas 11 eleitos cumpriram integralmente seus mandatos. 7 eleitos foram depostos; 1 eleito renunciou; 2 eleitos não tomaram posse por terem falecido; 1 assumiu pela força; 1 teve o impeachment aprovado pelo Congresso. Sem falar em 2 juntas militares, 2 longos período ditatoriais, 3 vices que terminaram o mandato dos presidentes eleitos; 5 presidentes em regime de exceção.
Muitos dizem que o cerne dos nossos problemas é educacional. Creio que é mesmo! O brasileiro fica em média apenas cinco anos na escola. Temos uma taxa de analfabetismo superior a 15% . O Uruguai, por exemplo, tem 2,7% de analfabetos. A Argentina tem 3,8% e o Paraguai 7,9%. Para citar apenas nossos vizinhos, membros do Mercosul.

4 comentários:

  1. Armando.

    É desolador. Na decada de 40 e 50 os irmãos Nunes Freire e Vitorino Freire, mandavam e desmandavam no Maranhão. Sarney é cria dessa gente. Alexandre Costa, Edson Lobão, Edsom Lobinho, Cafeteiro, Roseana, são crias do Sarney. O esquema é cada membro da familia se filia a um partido, dividir as legendas por eles mesmos e impedir que haja concorrentes. Quando perdem a eleição, como da ultima vez, a justiça toma e devolve. O que voce acha que o Sarney Filho faz no PV? Não tem quem possa acabar o poder dessa gente. Tancredo cedeu, Wlises Guimaraes se abriu todo, Collor tentou botar moral caiu, o Lula não é besta se entrega todo e o PT aplaude.

    ResponderExcluir
  2. Armando.

    Vivemos uma Republica imoral e sem honra. Quantos ministros existem nos tribunais cujo besavós e avós foram indicados/nomeados por essa gente no passaqdo. Não existe lei, a lei é a vontade do poder. Voce sabe que a fidelidade partidaria elegeu de Castelo Branco a Figueiredo. A justiça acabou com a fidelidade para atender a Tancredo/Sarney, a lei em vigor, era a mesma. Sem mudança na constituição a Justiça recria a fidelidade partidaria novamente agora. Na epoca da eleição do Tancredo eu tinha um primo que era deputado federal, ele dizia que o erro do Maluf foi não ter atendido Roberto Marinho convidando-o para ser seu vice e, ter escolhido o Flavio Marcio. Uma coisa só seria capaz de acabar de vez com tudo isto: Educação, saber entender a diferença entre a razão e a emoção.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Morais!
    As "Forças do Atraso" nunca tiveram tanto apoio do Governo Federal como nesta administração de Lula da Silva.
    Sarney manda e desmanda.
    Impõe até a censura ao jornal "O Estado de S.Paulo" que não pode divulgar as falcatruas do clã.
    O mais chocante é o silêncio sepulcral dos xiitas lulistas que sõ têm coragem quando é para atacar FHC que há oitos anos está afastado do poder.

    ... ... ...
    O tempora! O mores!
    A Vergonha envergonhou-se e, corada, retirou-se.
    A Coragem tremeu de medo
    A Honestidade soluçava
    Em um escuro canto da sala
    Incrédula em suas convicções.
    A Ética já idosa, amparada pela Moral,
    Abandonou o recinto num pranto irremediável.
    O Civismo a tudo e a todos observava incrédulo.
    A Probidade, lívida, engulhava em ânsias de vômito.
    A Justiça deixou cair a balança ao chão
    E quedou-se boquiaberta frente àquela obscenidade.
    E a turba de corruptos
    No centro daquela casa
    Em pleno gozo impune
    Gargalhava de prazer imune
    Para a Pátria estupefata
    Que da platéia assistia
    Aquele asqueroso conclave.

    Fonte: César e Catilina. Mural de Cesare Maccari (1882-1888).

    ResponderExcluir
  4. Armando.

    Esta gente está enganada, vive a falar do FHC como se o candidato fosse FHC. O candidato deverá ser o Serra, que tem capacidade, é governador do maior estado da nação, tem excelente avaliação e vai se distanciar do FHC não tenho a menor duvida. Vai mostrar independencia. Deixa que eles tenham esta ideia e digam: voces governaram 500 anos e não fizeram nada, como disse o Lula e o Alkimin ficou calado. A resposta será outra. Eles irão encontrar outra pessoa nos debates.

    ResponderExcluir