Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

UM CLÁSSICO DA CANTORIA - Por Mundim do Vale

Manoel Chudu, cantava com o genial Canhotinho, em Carpina – Pernambuco, para o senhor celestino. Canhotinho embeveceu-se com a beleza da filha do casal e terminou uma sextilha com a seguinte deixa:

A filha de Celestino
Vale mais do que tesouro.

Chudu, mergulhando na fonte do lirismo, reforçou as palavras do colega:

Celestino vale ouro
Sua esposa vale prata!
E, desse digno casal,
Nasceu tão linda mulata:
Que a morte vindo matá-la,
Volta chorando e não mata!

Canhotinho cantava, sempre, observando as coisas da natureza:

Admiro a invernada
E a voz rouca do trovão!

Chudu ampliou mais o campo das observações:

Eu admiro um pião,
Quando ele sai da ponteira:
Fura um buraco no chão,
Forma nuvem de poeira,
Com tanta velocidade,
Que muda a cor da madeira.

Doutra feita Chudu cantava com João Silveira em Mossoró, quando um dos ouvintes ofereceu uma cerveja insistentemente a Chudu,que esperava o término do baião para tomá-la, foi convidado a fazê-lo pelo próprio companheiro:

Chudu, recebe a cerveja,
Que te manda o cidadão.

Sem contrariar a pessoa que de tão bom gosto ofertava-lhe a bebida, encerrou o baião, com os aplausos de todos:

Quero pedir permissão
Pra terminar a peleja:
Pois eu não posso tocar,
Cantar e beber cerveja;
Três gostos só pra cachorro
Que corre, late e fareja!
Mundim do Vale

3 comentários:

  1. Amigo Morais você tem razão. Apesar de não conhecer Quitaius, sinto que, realmente, o pessoal de lá parede está mais mobilizado. Nós estamos antecipados quanto à criação da Associação Emancipalista, que foi criado em novembro passado e estamos nos reunindo de dois em dois meses. O Raimundo Rocha, um dos enfrentantes do movimento de lá descobriu o nosso Blog Emancipalista e nos solicitou uma cópia do nosso Estatuto para se espelharem.
    Na verdade, as lideranças políticas de Ponta da Serra nunca defenderam esta bandeira, mas hoje, todos estão envolvidos no movimento.
    Estamos na expectativa do Congresso aprovar a PEC 13 que propões devolver para as Assembléias dos Estados e competência de legislar sobre o tema.
    No final de 2008 o Senado aprovou os critérios para criação de novos municípios.
    Além de mim , tem outras pessoas que há mais de vinte anos vêm nessa defesa, como por exemplo, Mons. Bosco, e outras.
    Vamos precisar da colaboração de muita gente, pois, o plebiscito será realizado com a população de todo o município. Já sei que podemos contar com o amigo, pois, por diversas vezes, você tem opinado favorável à nossa emancipação

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente quero parabenizar o Mundim por mas esse resgate. São improvisos bem imaginados e rimados que se não registrados para o dominio publico estariam condenados a cair na vala do esquecimento. Parabens Mundim pela bela garimpagem.

    ResponderExcluir
  3. Antonio.

    Voce trata de um assunto muito Importante e que interessa principalmente a população de Ponta da Serra. Sabemos das dificuldades para se criar um municipio nos tempos atuais, mas sabemos tambem que só a pressão popular é capaz de motivar politicamente as autoridades a tomarem decisões. Pelo menos amigo, uma coisa é certa, voce está fazendo sua parte.
    Parabens.

    ResponderExcluir