Alexandre Bezerra da Costa, meu amigo e parente Xandoca, foi o que se pode chamar de verdadeiro herói. Não dispunha de recursos financeiros e enfrentando dificuldades diversas conseguiu formar a maioria os filhos. Tem doutor espalhado pelo Brasil afora tomando conta de Incra, Ibama, e, outras instituições federais.
Renan, o filho mais moço e também o mais mimoso, quando estudante da Escola Técnica Federal do Crato, de férias no Sanharol, reclamava da alimentação do refeitório da escola. Dizia: temos que comer o mesmo PF todo dia, isso não há cristão que agüente.
Foi aí que o Xandoca perguntou: Meu filho, o que é um PF. Renan respondeu: é um prato feito. E o que tem neste prato feito? Perguntou mais uma vez o Xandoca: Tem uma porção de arroz, outra de macarrão, feijão, um bife e um ovo passado, respondeu Renan.
Aí o Xandoca observou: Meu filho esse seu PF tem mais proteínas e deve ser bem mais saboroso do que o nosso AD, não reclame. E o que é AD perguntou Renan. Xandoca soltou o seu tradicional riso e disse: AD meu filho, é arroz d’agua!
Por A. Morais
No dia do velório de Xandoca, Renan me contou que faltando 7 dias para a morte do mesmo, Dr. carlyle chega e perguntou:
ResponderExcluirXandoca será se eu mandar preparar um arroz com uma carminha batida será se te ofende?
Que é isso, Doutor, onde já se viu carne ofender ninguém?
Estávamos no terço dos homens na capela do Sanharol e o prregador Airton de Bernardo explicava o Evangelho falando do amor:
ResponderExcluirCheguem em casa abracem seus filhos, sua mulher dem um beijo nela...
Aí Xandoca interrompeu: Sem elas deixarem?