Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DESACATO A AUTORIDADE - Por Mundim do Vale

Numa certa tarde de domingo, Abidom,Valeriano, Afonso Doido e Pedro Tibúrcio, estavam bebendo na barraca de Zé Enrola Rede, quando passou Leví de Abel, que apagava cigarros na língua e falou:
- Desses quatro aí, o mais mió do juízo carrega água num pinico prumode incher o filtro.
No meio da proveitosa palestra Abidom disse:
- Eu sou o prefeito da Rajalegue. Vou mandar calçar a rua cum rapadura qui é prumode dar imprego a Chiquim de Pedo Belo.
Valeriano disse:
- E eu sou viriador. Mais eu vou barrar o projeto, qui é prus morta fome do alto da prefeitura num querer cumer o calçamento.
Afonso doido falou:
- Apois eu sou promotor. Vou quere saber dadonde é qui vem tanta rapadura e tombém o mel pra fazer o rejuntamento.
Pedro Tibúrcio disse:- E eu sou o juiz de dereito dessa chibata. Num vou deixar ninguém fazer piquenique na sombra da prefeitura.
Zequinha Soares que jogava bola de sinuca pra cima e aparava na cabeça, ia passando de frente, quando viu as autoridades reunidas gritou:
- Eita! Qui o qui é de maluco, tá tudo junto na barraca de Zé.
Abidom reagiu:
- Maluco o que? Seu dolido fila da puta. Venha dizer aqui, qui é pra nóis lhe mostrar cum quantos pau se faz um cangáia.
Foi aí que Zequinha resolveu encarar as autoridades. Quando entrou na barraca foi logo dando uma cadeirada no prefeito, que ele caiu à granel. O promotor quis correr, ele rebolou um tamborete, ele caiu também. No vereador ele deu uma pesada que o mel desceu no calcanhar. No juiz ele deu outra pesada nos possuídos que ele só disse um ái.
Quando Zé Enrola Rede viu as autoridades todas gemendo no chão e o piso mais sujo do que banheiro de trem, olhou para a esposa e perguntou:
- E agora muié? O qui é qui eu faço? Zequinha já açoitou juiz, prefeito, promotor, E vereador. Quem é qui eu vou chamar prumode arresover essa arenga?
A mulher coçando a cabeça respondeu:
- Sei não Zé! Pruque tu num chama os Galego de Quilara. Ou ontonse o Cabo Inocêncio lá de Martozinho.
Mundim do Vale

3 comentários:

  1. Mundim, meu amigo: foi autoridade pra todas as bandas, rsrsrs. mande buscar algum delegado em matozinho urgente; pra colocar onde nesse lugar. Abraço carinhoso e fraterno, Fatima

    ResponderExcluir
  2. Mundim do Vale.

    Pra quem conheceu todas essas autoridades como eu, dá para se ter uma ideia do quanto era dificil acalmar toda essa gente. Pela fama o Galego de Clara ia piorar e eu acho que o Cabo de Matozinho não ia ter coragem de encarar tanto doido não.

    ResponderExcluir
  3. Mundim
    Muito boa!
    Todas essas autoridades reunidas e ainda bebendo uns tragos? Morais tem razão, ninguém ia segurar esse rojão não! rsrsrs

    ResponderExcluir