Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Uma decisão Difícil de ser tomada no Blog do Crato, mas que precisou ser...


Censura Prévia nos Blogs
- Matéria postada no Blog do Crato, mas que poderia eventualmente se estender ao Blog do Sanharol.

Se antes, algumas pessoas ( os mais anarquistas ) me acusavam de conduzir o Blog ( do Crato ) de forma ditatorial, agora é que irão se irritar comigo mesmo, mas eu explico:

Amigos, parece estar havendo no Brasil, por essa época, uma temporada de caça aos Blogs e Blogueiros. Muitos Blogs estão sendo perseguidos por causa de comentaristas e seus comentários. Aqui no Blog do Crato, nós sempre tivemos muito cuidado e uma política de evitar o Anonimato. Anônimos não são permitidos aqui, e quem escreve alguma coisa, tem que se responsabilizar inclusive perante a Justiça, se for o caso, sobre o que escreve. Alguns até podem dizer que a liberdade de expressão está ficando cada vez mais comprometida. Pode ser...pode não ser...

A justiça no Brasil funciona muitas vezes, de modo equívoco!
Ela diz: É garantida a liberdade de expressão. Mas aí se você se expressa, e diz o que pensa, você pode se dar mal. Então é uma espécie de liberdade vigiada. É uma liberdade que na prática não existe. É a mesma coisa que dizer que "Todo homem do sexo masculino, tem direito a ficar grávido". Isso de nada adiantaria, pois os homens não podem engravidar. Da mesma forma, de nada adianta dizer que a liberdade de Expressão é garantida, se você se expressa e pode ir preso ou pagar pesadas multas.

Sendo assim, para encurtar caminho, eu tenho a dizer 2 coisas:

- O Blog do crato não se responsabiliza ( nem poderia ) pelos textos publicados, nem comentários daqueles que possuem senha própria de postagem ( cerca de 70 pessoas ). Essas pessoas agem por conta própria. O Blog apenas fornece o espaço. Elas assumem aquilo que escrevem. Podem postar o que imaginar sem a censura prévia ( mas agora terá censura pós ). Elas devem agir com responsabilidade, pois o Blog do Crato não se responsabiliza sobre os seus escritos. Se necessário for a fim de manter isso, nós teremos que fazer todas essas pessoas assinarem um termo de responsabilidade isentando o Blog de todos os problemas legais decorrentes de suas postagens e comentários.

A MODERAÇÃO

- A moderação no Blog do Crato apenas se dá sobre os comentaristas e escritores que não possuem senha e Login. Esses passam sempre pela moderação, e nenhum conteúdo ofensivo é permitido aqui, nem nunca foi. Se alguém achar que algum desses comentários é ofensivo, por gentileza, entre em contato conosco, a fim de que possamos apagá-lo imediatamente.

Tendo em vista a realidade de censura que aparentemente está se configurando aos meios de comunicação digitais no Brasil, que nos remete à época da Ditadura Militar, e sendo nós um grupo pequeno de amigos sem fins lucrativos, e que apenas visa promover a nossa cidade do Crato, não temos outra alternativa para garantir a integridade do Blog, que Eu, como administrador, a partir desta data, 30 de Novembro de 2009, passe a exercer autoridade total também sobre as postagens de todos os membros ( inclusive com censura pós publicação ) no sentido de evitar textos por demais contundentes e que possam causar problemas a mim e aos demais. Pois em todos os casos da Justiça que temos visto, o único que entra pelo cano, é o Administrador e o próprio Blog. E eu não estou disposto a pagar por crimes que os outros cometeram. Presumo portanto, que os usuários sejam pessoas de bom senso, que entenderão estas medidas, e que possamos expurgar para sempre essa figura nefasta que os anônimos representam.

Peço que os escritores passem a escrever artigos menos contundentes, assuntos amenos, que não ataquem pessoas, nem comentários ofensivos, e também me coloco no lugar de censor para deletar sumariamente qualquer artigo ou comentário que eu considere ofensivo a outras pessoas, ou trechos do artigo postado, ainda que de usuários com senha própria. Infelizmente, meus caros amigos, eu tive de tomar essa decisão, em face do perigo que cerca todos os Blogs da Internet, até que as coisas se definam melhor na justiça, ou até existirem leis mais claras sobre o assunto.

De antemão, desaconselhamos quaisquer ataques a terceiros, bem como comentários que possam ser considerados ofensivos, charges ofensivas, ainda que de outros sites, e qualquer coisa considerada ofensiva, anônima, e contra a moral e os bons costumes.

( P.S - pelo jeito vamos virar beatos por aqui. Em alguns casos, até a verdade terá de ser evitada e tocada, sobretudo para aqueles que querem viver longe da cadeia e de problemas com a Justiça Brasileira )

Abraços,
Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato - www.blogdocrato.com
Foto ilustrativa: blablagol.com.br

Um comentário:

  1. Meu caro Dihelson Mendonça.

    Voce tem toda razão. Previvir é melhor do que remediar. Depois do probolema criado é costumeiro a fuga de quem o causa e fica-se sozinho com o problema na mão. Estaremos adotando as mesmas providencias no Sanharol um humilde filhote do Blog do Crato. Boa providencia.
    Parabens

    ResponderExcluir