Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

HISTÓRIA DO NATAL


ORIGEM DO NATAL E O SIGNIFICADO DA COMEMORAÇÃO
O Natal é uma data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi só no século IV que o dia 25 de Dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do Inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

A ÁRVORE DE NATAL
Em quase todos os países do mundo, as pessoas enfeitam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes, proporcionando um clima especial nesta época. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.

Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvores em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

PRESÉPIO
O presépio também representa uma importante decoração. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os Reis Magos, Maria, José e o Menino Jesus. Esta tradição de mostrar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

REIS MAGOS
O historiador inglês São Bedas (673-735) foi o primeiro a citar os nomes e descrever os três Reis Magos. Cada um deles representa uma raça: a branca, a amarela e a negra. O africano Baltazar, com cerca de 30 anos, o asiático Gaspar, com 15 anos e o europeu Melchior (ou Belchior), com aproximadamente 40 anos de idade, foram os primeiros a visitar o Menino Jesus, e a oferecer-Lhe presentes: mirra (resina extraída da árvore com o mesmo nome), em sinal da Sua humanidade; incenso, para representar a divinidade do Menino Jesus; e ouro, em homenagem a Sua realeza.

PAPAI NOEL
Os estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas nas chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.

Autor desconhecido (recebido por e-mail)

Postado por: Glória Pinheiro

4 comentários:

  1. Parabens Gloria.

    No seu texto, você detalha muito bem a historia da "origem do Natal, da arvoce de natal, o presepio, os Reis magos e por fim o bom velhinho Papai Noel, é uma verdadeira aula da historia do Natal. Lamenta-se muito, hoje em dia, que a ganancia comercial está transformando tudo para a obtenção de lucros.

    Um Feliz Natal para voce, Vicente e a filha e que o proximo ano seja repleto de paz, saude, harmonia.

    Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  2. Glória, excelente postagem, tudo bem explicado.

    Feliz Natal para você e toda a sua família!
    Abraços!


    Morais,

    Aproveito para desejar a você, Nair e toda a sua família, um Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Magali.

    Diga ao Carlos Eduardo que eu vou dar uma busca no peru da historia do Dr. Jose Flavio e se eu der de garra dele ano quem vem nós traçamos com ceveja gelada no Natal. Hahaha

    Um feliz Natal e um prospero ano novo ora todos.

    Morais e Nair.

    ResponderExcluir
  4. Os meus sinceros votos de um Feliz Natal aos amigos e seus familiares: Morais e Nair, Dihelson Mendonça, Vicente Almeida, Raimundinho, Armando Rafael, José Flávio, Carlos e Magali, Zé Nilton, Maria de Fátima, Giovani Costa, Raimundo Bitu, aos leitores, comentaristas e demais colaboradores do Blog Sanharol. Um abraço fraterno para todos vocês.

    ResponderExcluir