Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 23 de agosto de 2015

Reza atrapalhada - Por Antonio Morais

Moravam no sitio Formiga, entre a sede do municipio e o Roçado Dentro, local onde a cada 13 de Dezembro reuniam-se centenas de fieis e devotos de Santa Luzia para venerá-la.

Gente de todas as localidades compareciam para pagar promessas e ex-votos. Dos filhos da família, em numero de 12, tanto as moças quanto os rapazes eram de finíssima hospitalidade e de tanto escolherem pretendentes a altura, não se casaram, ficaram todos na prateleira.

A união reinava naquela casa, um cuidava do outro como quem cuidava de um filho que não tivera. Quando atingiram a idade de 50 e 60 anos, firmaram maior fervor na sua religiosidade. Todo dia, à noitinha, se reuniam, na sala da casa e, rezavam o terço, coisa bastante difícil nos dias atuais.

Na introdução cantavam " A nós descei e Queremos Deus", e a seguir Josefa, a irmã mais velha, ia tirando a reza enquanto os demais respondiam.

Na sala, existia uma pequena mesa onde, em cima, se colocava um santuário com as imagens e embaixo um cachorro costumava fazer o seu merecido descanso.

Um belo dia, de repente, surgiu uma catinga desagradável e se deu essa tragedia:

Josefa disse:

Ave Maria cheia de graças,
O Senhor é convosco.
Bendita sois vós,
Chico ponha pra fora esse cachorro,
Que está bufando fedorento,
Entre as mulheres,
Bendito fruto do vosso ventre.....

Imediatamente foi atendida. O cachorro foi retirado da sala, mesmo sem se ter tanta certeza que ele era o responsável pela contaminação gasosa.

Havia uma desconfiança, pois no almoço fora servido um baião de dois com fava, farofa com cebola, batata doce e toucinho torrado.

Demorou pouco e a catinga de bufa dominou novamente o ambiente, e desta feita, o cachorro já não poderia receber a culpa, faltaram com respeito a Santa Luzia. Foi, então  que Zefa encarou o irmão dizendo:  Chico crie vergonha e vá cagar no terreiro.

9 comentários:

  1. Como diz o Dr. Savio o efeito estufa tem muitas causas, e em breve deixaram de plantar, fava, batata doce, cebola, repolho e outras ortaliças.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    A história é boa e engraçada. Só não gostei do autor do livro Lembranças e Saudades não divulgar a obra. Por favor, conte-nos os demais causos. Agradeço.

    ResponderExcluir
  3. O cardápio é perigoso, só faltou sarapatel.

    ResponderExcluir
  4. Renato Bitu falou que foi o povo prá ter mais alergia a casamento foi aquele povo da Formiga, de 12 só casaram 2

    ResponderExcluir
  5. Vou te mandar uma história parecida com essa, Morais.

    ResponderExcluir
  6. Não sei como não mataram o pobre cachorro com tanta gente bufando junto!

    ResponderExcluir
  7. Pois é amigo Giovane. Fico aguardando sua historia.

    ResponderExcluir
  8. É o que sempre venho afirmando, tempo bom que não volta mais. Quantas vezes eu e meus irmãos ficávamos frete a nossa casa observando a multidão tomando a roça de Antonio Gonçalo indo com destino a Formiga rezar esse tradicional terço, onde de costume o povo levava um frango ou galinha como oferta a Santa Luzia.
    Família de origem Varzealegrese primos legítimos de meu pai a quem ele tinha muito apreço e consideração. Um deles tinha uma poupança, salve a memória se chamava Vicente ou Antonio e, sempre dizia que a finalidade era para uma maior precisão. Certo dia faleceu um dos irmãos e foram socorrer dessa poupança. O dito economista não aceitou a proposta dizendo que era ainda para uma maior precisão.

    ResponderExcluir
  9. Prezado João Bitu.

    O mão de vaca era o seu chará João Alves de Menezes, o conhecido João da Formiga. Com a morte do pai quando lhe cobraram ajuda financeira ele saiu com essa: vocês estão cansados de saber que o meu dinheiro é pra maior precisão. Ele estava coberto de razão; Não podia haver precisão maior que o enterro dele.

    ResponderExcluir