Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Diz o Dito Popular - Dr. Jose Savio Pinheiro.


Peleja Virtual de Mundim do Vale, Francisco Gonçalves e Sávio Pinheiro: MOTE DE MUNDIM DO VALE:

VÁRZEA LEGRE É NATUREZA - DIZ O DITO POPULAR!
-
Mundim do Vale:
Nem por cima nem por baixo,
Nem achada nem perdida,
Várzea Alegre foi erguida
Nas margens de um riacho.
Mil bananas só num cacho
Bizim chegou a tirar.
Veio a T.V pra filmar
Depois mostrou a proeza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-

Sávio Pinheiro:

O escritor Padre Vieira,
Que defendeu o jumento
Fez pra Deus um juramento
Compromisso de primeira!
Disse à nação brasileira
Pra a fauna, valorizar.
Teve até de discursar
Relinchando com esperteza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-

Mundim do Vale:

A primeira vez que ouvi
Foi de Manoel Cachacinha,
De certas vezes que vinha
Tomar umas por aqui.
Bebia aqui e ali
Começava a gaguejar
E naquele linguajar
Dizia aquela certeza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.

-
Sávio Pinheiro:

"Mais Alegre é a Natureza”
diz a “Volta da Asa Branca”
Uma música muito franca
E que demonstra a beleza.
O Mané sem ter certeza
Disse a frase exemplar.
De forma espetacular
Todos cantam com clareza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-

Francisco Gonçalves:
Rajalegre é terra boado
Riacho do Machado
Tem paçoca e milho assado
não é sul, mas faz garoa
Já fui lá com minha patroa
Digo com toda certeza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-
Mundim do Vale:

Manoel que muito bebia
Quando escutava a canção
Na voz do bom Gonzagão
Na hora se confundia.
Só que ele não sabia,
Que o ato de se enganar
Era uma ação pra criar
Um slogan de grandeza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-
Sávio Pinheiro:

O Mané quando bebia
Tinha boa afinação
E com bela dicção
Dava show, quando queria.
Entoava a melodia
Para todos, alegrar.
“O Ébrio”, do seu cantar
Emanava uma tristeza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-
Mundim do Vale:

O engano foi certeiro
Caiu na boca do povo
Diz o velho, diz o novo
Diz até Sávio Pinheiro.
Mas aquele cachaceiro
Que bebia sem parar
Implantou nesse lugar
Um ditado de nobreza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-
Sávio Pinheiro:

Ao pinguço da cidade
Tenho o dever de lembrar,
Que não deve degustar
O tatu só por vaidade.
Já que a nossa realidade
É o planeta preservar
Vamos logo retirar
O peba da nossa mesa
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-
Mundim do Vale:

Uma vez fiquei distante
Da minha cidade boa,
Mas lembrei-me da lagoa
E do meu sítio Vazante.
Eu fui olhar o Mirante
Para a mente relaxar,
Mas prefiro o meu lugar
Do que toda a Fortaleza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA

DIZ O DITO POPULAR.
-
Sávio Pinheiro:

O Riacho do Feijão,
Que deságua no Machado,
Representa um grande achado
Ao agricultor irmão.
O morador do sertão
Pra colher tem de plantar
E a boa terra, preparar
Semeando com grandeza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-
Mundim do Vale:

O doutor Sávio Teixeira
Sabia melhor que eu,
Pois foi ele que escreveu
Cordel do Padre Vieira.
Aqui na nossa ribeira
Tem cultura popular,
Que dá para explorar
Pra cidade de Veneza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA

DIZ O DITO POPULAR.
-
Sávio Pinheiro:

Ao fitar bela nascente
Eu me sinto confortado
Com o Mundim ao meu lado
Alegrando a minha mente.
Porém, se bebo aguardente
Meu riacho vira mar.
De maneira sigular
Sinto a paz dessa beleza
VÁRZEA ALEGRE É NATUREZA
DIZ O DITO POPULAR.
-
Poeminha do Morais:

Sávio, diga, me diga,
Fale-me de uma vez só,
Se já viu tantos poetas,
Como tem no Sanharol?
-
Sávio Pinheiro:

Estrelas, no céu, existem!
Formigas, na terra, têm!
No mundo, muitos poetas...
No Sanharol, mais de cem!
-
Dr. Jose Savio Pinheiro.

13 comentários:

  1. Parabens aos poetas Mundim do Vale, Dr. Savio e ao Francisco Gonçalves que produziram esta peleja sobre a verve de nossa Tarra - nossa Varzea-Alegre.
    A.Morais

    ResponderExcluir
  2. Parabens Morais, Mundin, Zé Sávio e Francisco Gonçalves.
    O mote de Mané Cachacinha foi muito bem desenvolvido. E só aumentou a vontade de passear na nossa querida terra.
    Forte abraço....

    ResponderExcluir
  3. Morais e Flavim. Nessa peleja teve
    uma passagem típica de V. Alegre.
    O Dr. Sávio respondendo uma dessas
    Décimas, me disse que estava num plantão muito movimentado na cidade de Cariús.
    Eu respondí ao Dr. num improsivo mesmo assim:

    Procurei Sávio Pinheiro
    Encontrei em Cariús,
    Só quer ser Osvaldo Cruz
    Esse nosso companheiro.
    Estava com o enfermeiro
    Preparando uma injeção,
    Para curar um irmão
    Que estava muito doente.
    SÁVIO SALVA A NOSSA GENTE
    E É POETA DO SERTÃO.

    Se liguem para o trocadilho: Sávio e salva.
    Serve até para outra peleja e se houver,eu covoco o poeta Vicente Almeida.

    ResponderExcluir
  4. KKKKKK....
    Muito bom Mundin...
    Vamos engrenar outra peleja. SÁVIO SALVA A NOSSA GENTE e É POETA DO SERTÃO.

    ResponderExcluir
  5. Que todos os poetas venham,
    Para cantar e rimar.
    Que cheguem os de São Paulo,
    E os de Macapá.

    Todos do norte e do sul,
    É bom que estejam presente,
    Venha tambem João Bitu,
    Mundim do Vale e Vicente.

    Fomentem esta semente,
    Grandes poetas que são.
    Savio salva nossa gente,
    E é poeta do sertão.

    Taí Antonio de Ze de Pedro Andre rimando o mote de Flavio de Luis de Raimundo Silvino. hahaha.

    Peço perdão aos poetas por este crime de lesa poesia.

    Mundim, Savio perdão, tres vezes perdão.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos esse poetas maravilhosos da minha terrrinha... Amei cada verso e ri bastante, prá variar.... Vocês fazem um resgate e me matam de saudade... kkkkkk

    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  7. Quem trabalha em hospital
    O tempo fica restrito,
    Mas ele sendo perito
    Concilia natural.
    Eu até acho normal
    Um médico de expressão,
    Desenvolver um mourão
    Num desafío decente.
    SÁVIO SALVA A NOSSA GENTE
    E É POETA DO SERTÃO.

    ResponderExcluir
  8. Mundim.

    Esses quadradinhos da foto, voce conhece, são as rocinhas de arroz: de Antonio Alves, Tibola, Tio Vicente Piau, Joaquim Beca e Ze André do Sanharol.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Fico muitíssimo honrado em participar dessa plêiade de poetas Varzealegrenses, o fato de eu estar no meio de vocês é uma concessão que muito me honra.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Foi atendendo a Flavim
    Que eu provoquei o debate,
    Mas tou vendo que tem vate
    Que não diz não e nem sim.
    Até Sávio levou fim
    Não disse sim e nem não,
    Mas a minha opinião
    É que poeta não mente.
    SÁVIO SALVA A NOSSA GENTE
    E É POETA DO SERTÃO.

    ResponderExcluir
  11. Começo aqui meu repente
    Falando de coisa boa
    E não quero ficar atoa
    Quero rimar consciente
    Falar das coisas da gente
    Fazer ode por distração
    Se eu errar peço perdão
    sou poeta competente
    Sávio salve a nossa gente
    E é poeta do sertão

    Francisco Gonçalves de Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Eu afirmo e bato o pé
    Que o Doutor Sávio pinheiro,
    É por direito um herdeiro
    Do poeta do Assaré.
    Se alguém disser que não é
    Eu peço a procuração
    E faço a contestação
    No meu rasteiro repente.
    SÁVIO SALVA A NOSA GENTE
    E É POETA DO SERTÃO.

    Sávio resloveu rimar
    Sem deixar a medicina,
    Tem a proteção divina
    Para lhe auxiliar.
    Sendo para versejar
    Ele tem inspiração,
    Que parte do coração
    Para alimentar a mente.
    SÁVIO SALVA A NOSA GENTE
    E É POETA DO SERTÃO.

    ResponderExcluir
  13. Raimundinho, sem atrapalhar o mote, já que não devo interferir, pois o meu nome está envolvido, não resisti.

    Dona Iraci Bezera de Morais, sua mãe, foi minha professora, e uma das mais amadas.

    Percebi com a partida
    Do meu prestimoso pai,
    Que fazer o bem atrai
    Uma grande sobrevida.
    De Iraci Bezerra, em vida,
    Aprendi grande lição:
    Que ter paz no coração
    É amar humildemente
    SÁVIO SALVA MUITA GENTE
    COM IRACI NO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir