Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Populismo e Demagogia - por Armando Lopes Rafael


O Sr. Hugo Esmeraldo Sobreira publicou ontem num blog da região a matéria “Recorde de Universidades” que começa assim: “Com a sanção por parte de José Alencar, presidente da República em exercício, do projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o governo Lula atingiu nesta quinta-feira (5) a marca de 12 universidades criadas”

Mas, o Sr. Hugo omitiu o texto completo da notícia, a parte que diz: “O novo campus será inaugurado na primeira semana de dezembro de 2010” (sic). Ou seja, a Ufopa ainda vai ser construída embora já esteja servindo de propaganda eleitoral.
Uma coisa é criar no papel. Outra é ver uma universidade funcionando...


Para mostrar a cara da educação no Brasil, a Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) lançou, recentemente, em Brasília, a revista “Retratos da Escola”, onde apresenta a real situação da escola brasileira. E os números preocupam, principalmente, os que tratam do atual salário dos profissionais em educação, da violência na sala de aula, da evasão escolar e das desigualdades regionais, dentre outras.

Consta na matéria que mesmo a educação sendo apontada como uma das grandes realizações do governo Lula, em 84% dos lares brasileiros não há um integrante da família com diploma universitário. A taxa de evasão no país é de 6,9% sendo que no Nordeste o índice é ainda maior: 8,8%. No ensino médio a proporção de alunos que deixam de estudar é de 55%.

Mesmo São Paulo – o estado mais rico da federação –, 39% dos estudantes deixam de ir à aula porque se sentem inseguros. No próprio Distrito Federal – sede do governo da República – dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que 72,88% dos colégios registram casos de furtos, 52,2% de lesões corporais e 35% de porte de arma.

Daqui pra frente – com o objetivo de eleger Dilma Vana à presidência – toda semana o presidente vai “inaugurar” obras não construídas ou inacabadas... O leitor sabia que 40% das obras do PAC estão suspensas pelo TCU por irregularidades nos orçamentos? Por exemplo: a transposição do Rio São Francisco não tem nem 20% da obra concluída. O previsto para o “Programa Minha Casa” só foi feito 8%.
A bem dizer “nunca antes na história deste país” um governo utilizou tanto marketing para divulgar seus anunciados programas sem que tenha concluído nenhum deles: Cadê o “Fome Zero”? foi inviabilizado pelo mau planejamento.
Onde anda o “Primeiro Emprego”? Onde anda as “Parcerias Público Privadas”? Onde andam as alardeadas obras do PAC (aí incluídas a Ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco)? Só propaganda e mais propaganda.
Na prática, na prática mesmo, o que funcionou nos oitos anos do governo de Lula foram as leis e diretrizes deixadas por FHC. As mesmas, mantidas pelo “O Cara” de Obama: Lei de Responsabilidade Fiscal, estabilização da economia com o Plano Real, Bolsa-Escola (este teve o nome travestido para “Bolsa-Família”, na prática “bolsa-compra” de 40 milhões de votos com dinheiro do contribuinte).

O resto é o que se vê: 26 mil nomeações feitas pelo atual governo federal sem concurso para beneficiar filiados do PT; elevação do número de ministérios para 42 com o objetivo de aliciar apoio político. Sem falar no aparelhamento do Estado, que é o mais preocupante...

Texto de Armando Lopes Rafael

7 comentários:

  1. Mais um texto que relata a mais pura verdade. E justamente por isso, tem tudo para despertar a ira dos fanáticos lulistas...

    ResponderExcluir
  2. André:

    A ira petista é inevitável. Faz parte da cultura deles.
    O que eles não têm é argumento para defender o seu ídolo (deles.
    Outro dia eu comentei noutra postagem do Sr. Hugo Sobreira:

    "O Hugo Sobreira nos traz grandes notícias:
    "O Estadista do Ano" construiu a Ferrovia Transnordestina, fez a Transposição do Rio São Francisco!
    Fez?
    Fez nada. Ainda se arrasta com previsão de conclusão daqui a 20 anos.
    A propósito, CITE dez obras que o "Estadista do Ano" INICIOU e CONCLUIU nos seus dois governos.
    CITE.

    E não venha com essas falácias de "autosuficiência no petróleo" coisa que ainda vai se conseguir graças a um trabalho de 60 anos de Petrobrás. O Brasil vem de 1500 e não de 2003.

    Ou com estatístas do tipo "milhões de brasileiros melhoraram de vida", "Quantas universidades"...
    Sim, QUANTAS? nomine.
    Ora, nos poupe, respeite o raciocínio de quem não é emprenhado pelos ouvidos por propaganda partidária..."

    ResponderExcluir
  3. É muito difícil atingir um Presidente, no último ano d e mandato com 90% de aprovação e recebendo o título inédito de Estadista Universal. A Dilma pod eaté preder, mas vcs com estes argumentos não vão atingir ninguém.

    ResponderExcluir
  4. Ué, o Giovani Costa já mudou o diploma para "Estadista Universal"?
    1 - Segundo matéria de Simone Iglesias e Ana Flor (ambas da "Folha de S.Paulo")
    A lista de empresas que patrocinaram ou apoiaram o prêmio concedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva inclui três estatais (Petrobras, BB e BNDES), três empresas privadas brasileiras (Bradesco, Itaú e TAM) e várias companhias estrangeiras com interesses comerciais no país.

    Lula foi agraciado com o prêmio Chatham House 2009, em Londres, por ser o “motor-chave da estabilidade e da integração na América Latina”.
    Oferecido pelo Royal Institute for International Affairs, o prêmio teve outros dois finalistas: o chanceler da Arábia Saudita, o príncipe Saud Al Faisal, e a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf.
    Lula ganhou em votação aberta realizada na instituição.
    tudo está no site da Chatham House.

    2 - Giovani Costa foi modesto em dizer que a aprovação de Lula é 90%
    Ora Giovani, já tem instituto dizendo que chegou a 100%. Ou 103% considerando a margem de erro de 3% para mais ou para menos...

    ResponderExcluir
  5. Conforme depoimento do Senhor Carlos Montenegro, proprietario do Ibope, a situação de popularidade não é tão espantosa assim, e a condição de transferencia de votos menor ainda. Pra frente é que as malas batem, e está proximo.

    ResponderExcluir
  6. Quando ainda jovem ajudei a conseguir o registro definitivo do PCB no Butantã, aqui em S. Paulo. Depois da lei Golberi primeiro se conseguia o registro provisório depois com um certo número de filiados é que se conseguiria o registro definitivo. Foi lá que conheci o Raboti. Raboti significa operário em Russo e Genésio estava preso juntamente com Frei Tito seu tio, entre outros, um deles o judas Paulo de Tarso Venceslau, que ao ser pego pela DOPS, deixou cair um talão de cheques com o endereço dos frades, Frei Tito e Frei Yves, isso segundo ele, pois todo réu tem direito a defesa. Génesio aqui pelos lados do Mont-Kemel, São Paulo, como presidente da sociedade amigos do Jardim Campo Belo e adjacência, conseguiu muitos benefícios para o bairro. Certa vez ele foi convidado para passear em carro aberto pelas ruas do bairro ao lado de Paulo Maluf. O velho guerrilheiro, calejado das manobrs políticas, arranjou um meio de fugir desse salto altíssimo para um revolucionário, e alegou uma forte dor no peito, sendo levado às preças para o Hospital das Clinicas de S. Paulo. Se esse prêmio que o Lula ganhou veio permeado de tudo isso, tá explicado o seu mal estar nas véspera da entrega do prêmio. Tá vendo! Em política tudo tem explicação.

    ResponderExcluir
  7. Reproduzo aqui um texto que li e gostei:


    "No governo FHC a inflação acumulada foi de 100,6%. No último trimestre de 2002 a inflação anualizada estava em 38% pelo IGP-M. E para conseguir isso, FHC emprestou US$ 86,5 Bilhões do FMI, privatizou inúmeras estatais a preço de banana e colocou os juros em até 45% ao ano (Março de 1999)."

    "A direita-burra dizia que FHC enfrentou crises internacionais e Lula surfou na onda da abundância de capitais, etc. Em 2008/2009, Lula mostrou que é bom de marolinha e também de tsunami. Alguém tem dúvida de que um tucano como FHC ou Serra teria corrido ao FMI, não mais para pedir 40 bilhões de dólares, mas uns 150 bi, endividando o Brasil por duas gerações?
    Esse pessoal é ruim de gestão, na bonança ou na tempestade… Incompetência técnica, falta de patriotismo e de sentido de serviço público, desprezo ao “povão” e a tudo que seja nacional – eis, infelizmente, o perfil de tucanos-pefelistas (recuso-me a chamá-los “democratas”, em respeito ao vernáculo)."

    um abraço
    Ronilda

    ResponderExcluir