Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 30 de abril de 2010

As toadas do tio Joaquim André - Por A.Morais


Foto do Sanharol - Dedicado a Luiz de Joaquim André.

Luiz de Joaquim de Pedro André, meu prezado primo legitimo reside em São Bernardo do Campo há muitos anos. Fui informado que o Luiz todo dia antes de sair para o trabalho dar uma olhadinha no Blog do Sanharol, no Blog do seu lugar.

Hoje eu vou fazer Luiz se lembrar do seu saudoso pai, Joaquim André, meu tio, aquela pessoa alegre, feliz, divertida que foi em vida uma eterna criança.
Nas lutas da roça, da lavoura na Macambira, ouvíamos muito tio Joaquim cantando suas toadas. Luiz deve se lembrar dessa:

Vaca preta, carimâ,
carimatuba,
A Usina de Santuba
Tá danada pra roubar,
Isso é primeiro estagio,
Maceió, Espirito Santo.
Passei na vila de Santos,
São Pedro Minas Gerais.

Clareia sol,
Já Clareiou,
Clareia no salão,
Que a morena já chegou.
Por A. Morais

6 comentários:

  1. Prezado Primo Luiz.

    Não sei se voce está divisando na foto a mangueira de tio Luiz André que ficava no bebedouro do gado, mas tenho certeza que voce se lembra de tio Joaquim André cantando essa toada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Magnolia

    São varios os Joaquim André. O velho que era tio de seu pai, seu pai e tio Joaquim, esse de quem escrevi, e o Joaquim André dos Grossos que era primo. Quanto a André não há quem conte. Eu por exemplo tenho um irmão, um filho e tres sobrinhos. É uma andrezada danada, sem falar que a minha avó se chamava Andrezinha.

    ResponderExcluir
  3. Uma criança como bem falou seu sobrinho Morais. Grande amigo de Cotinha e Raimundo Bitu, que ao passar pela estrada frete a minha casa sempre paravam no tempo com aquele diálogo amigável.
    Cidadão do bem que pregou a honestidade e fez um milhão de amigos na sua terra e no Crato por ocasião de sua moradia por alguns tempos. Quero deixar a minha gratidão a todos os seus familiares que são meus primos e tenho um carinho muito especial por todos, pois somos do mesmo torrão e crescemos juntos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado João Bitu.

    Voce sempre com o seu comentario bem fundamentado agregando valores as postagens. O seu depoimento é verdadeiro, nasce de um sentimento do Sanharol, sentimento de amizade e solidariedade. Tio Joaquim era um brincalhão eterno. Um dia ele me disse: Antonio eu vou botar um adjunto esse ano para apanhar o meu arroz, mas está dependendo da confirmação do dia em que compadre Antonio Carlos e compadre Jose podem vir. Eu perguntei: e quem são esses compadres? Ele respondeu ah, voce não sabe não? Compadre Antonio Carlos Magalhaes e Compadre Jose Sarney.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Joaquim André era um Santo. Uma pessoa meiga, brincalhão, que durante sua permanência na comunidade Sanharol só constituiu grandes amizade. Bom pai, bom filho, bom irmão, bom amigo, todos nós somos reconhecedores de seu comportamento e companheirismo frete a sua família e circunvizinhos.

    ResponderExcluir
  6. Joaquim André rezava nos animais , mesmo 'a distância, certa ocasiãotinha uma vaca de vicente Santiago doente e le mandou pedir que o Tio rezasse para curar aquela rês. um sobrinho foi dar o recado. Passado oito dias, Vicente encontra joaquim e vai agradecer, porque a vaca estava curada, aí Joaquim andré coça a cabeça e diz: pois meu filho, que bom que sua vaca foi curada, mas eu tô me lembrando agora de fazer a reza.

    ResponderExcluir