Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 17 de abril de 2010

EXTRAVÍO DE DOCUMENTOS - Por Mundim do Vale

Certa vez, meu amigo Joscilé Taveira veio a Fortaleza, para tentar um emprego e hospedou-se na nossa casa no Montese. No sábado Foi eu, João Morais, Luís Sérgio e Zé Almir Clementino, mostrar o aeroporto velho para ele. Subia avião, descia avião e Taveirinha fazendo graça, contando os causos de Várzea Alegre.
Uma hora lá Taveira calou-se e fez uma expressão de tristeza, eu perguntei:
- O que foi que houve Taveirinha? Tá com saudade de V. Alegre?
- Não foi porque eu perdi meu dinheiro e todos os documentos.
Nós ficamos preocupados e fomos ajudar na busca. Nada no aeroporto, nada no carro, o jeito foi voltar.
Quando nós chegamos na calçada de casa comentando a tragédia,
Taveira olhou para uma grade que tinha na frente de casa e falou gritando:
- Tá ali.
Tinha preso na grade um saquinho de pipoca Guri, Taveira pegou o saco abriu e mostrou dizendo:
- Taqui. Taqui meus documentos e o dinheiro!
Eu dei uma olhada para verificar o conteúdo do saco de pipocas e encontrei: Uma cópia do registro civil, uma cópia do batistério, um retrato da namorada e o endereço de Chico Barros. O dinheiro era uma nota de cinco cruzeiros, que devia valer dez, porque era de duas cabeças.
Mundim do Vale

11 comentários:

  1. Mundim.

    O Taveira com todo esse dinheiro no bolso ainda foi procurar nin de avião?

    ResponderExcluir
  2. Mundim

    O povo de Varzea Alegre sabe contar história e fazer história também! Já estou percebendo que deve ter muitas do Taveira. rs rs

    ResponderExcluir
  3. Mundin e Morais...
    Taveirinha devia tá era com saudade da namorada, por isso fez todo mundo voltar do passeio para rever a foto da amada...rsrsrs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Excelente caso. Bem contado tem o jeito e o bom humor que só o povo varzealegrense tem.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Amigos.

    É que o dinheiro do Taveira tinha valor duplo, cada nota valia por duas. Tinha duas cabeças. É o novo? Dinheiro de duas cabeças!

    ResponderExcluir
  6. Esse texto sobre Taveirinha despertou o velho e bom sentimento de ser varzealegrense.
    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Prezado Paulo Viana.

    Em 1964 nós fomos colegas no educandario Santa Ines em Varzea-Alegre. Voce, sua irmã Tereza e mais uma boa turma. Prazer lhe rever. Obrigado pelo comentario e visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  8. Sou casada com um sobrinho de Taverinha e ele era o melhor amigo de meu pai Renato Bitu quando jovens,dou muitas risadas com as historia dele contada pelos dois.

    ResponderExcluir
  9. A. Morais
    Lembro-me bem de você e Pedro.
    Aproveito para parabenizá-lo por manter este Blog, cuja qualidade não está apenas nos aspectos estéticos e de conteúdo, mas, fundamentalmente, na capacidade de concentrar vivo o espírito de algumas gerações que marcaram a convivência pacífica e alegre de nossa cidade.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. É verdade Renata Taveirinha foi muito amigo de Renato e meu também,
    é por isso que eu tenho liberdade de postar esse causos deles para vocês.
    Abraço conterrãneo.
    Raimundinho.

    ResponderExcluir
  11. Morais, será se Taveirinha, foi procurar o nin de avião que eu não encontrei???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir