Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de outubro de 2021

João Francisco, meu amigo, meu camarada - Por Antonio Morais

O Casal João Francisco, o editor do Blog do Sanharol, foto do Wilson Bernardo - Praça Siqueira Campos - Crato.

Nos últimos dias, dedicamos varias postagens e vários textos em homenagens ao ilustre conterrâneo, amigo, compositor e camarada de saudosa memória José Clementino do Nascimento. Reconhecimentos justos e merecidos pelo trabalho que teve em vida na divulgação e elevação do nome de nossa terra.

Na foto vemos o casal João Francisco, um dos maiores benfeitores de nossa terra. Poucas pessoas prestaram tanta solidariedade à comunidade quanto este cidadão. Como tabelião e proprietário de cartório não tinha horário para atender as pessoas. Pequenos trabalhos os fazia de graça. Conheço a historia de um parente que teve de viajar de madrugada ao Juazeiro e precisava levar o documento autenticado e foi neste horário a residência do João Francisco e ele se deslocou ao cartório em alta madrugada e autenticou o documento atendendo de pronto. Quem quiser saber o valor do João Francisco procure os serviços dos cartórios atualmente, veja a diferença e enfrente as dificuldades, incompetência e má vontade.

Mas, como o assunto é o nosso compositor José Clementino eu gostaria de revelar uma curiosidade, de informar que a primeira atividade do Zé Clementino foi como lavador de garrafas da fabrica de bebidas de propriedade do senhor João Francisco, isto bem antes de se tornar funcionário dos Correios e do INSS. Várzea-Alegre merece ser lembrada pelos seus filhos ilustres como José Clementino que voou para os céus deixando muita saudade e o nosso amigo João Francisco que graças a Deus está entre nós gozando saúde de ferro. Saudemos pelo que representam para a historia e memória de nossa terra.

7 comentários:

  1. A historia é feita de pequenos detalhes. Como diz o Roberto Carlos, detalhes tão pequenos, são coisas dificeis de esquecer. Porem quando esquecidos vai-se a historia e fica o nada.

    ResponderExcluir
  2. Eu estive com esses três amigos nessa praça, só faltou a foto

    ResponderExcluir
  3. esse meu tio é um coração de ouro, quando o mesmo era prefeito, e nós passavamos necessidades, toda sexta feira ele dava o dinheiro da feira de sábado, isso me marcou muito. Até quando mãe se aposentou no ano de 89, fora as outras coisas boas que ele fez aqui pra nós, que daria um livro, por isto no meu blog eu fiz um poema agradecendo pelo homenagem pra ele, achei pouca pois um poema só é pouco para o tamanho da grandeza de meu tio João francisco. Valeu morais.

    ResponderExcluir
  4. Na próxima semana estarei postando um pouco das historias de João Francisco. Seu modo de administrar a coisa publica, sua sinceridade, decência e honestidade.

    É muito bom que as pessoas conheçam os exemplos de homens corretos e íntegros. O Brasil está a carecer.

    ResponderExcluir
  5. Justíssima homenagem. Lembro-me bem de sua humildade. Acho ser esta a característica mais marcante do ex-prefeito de Várzea Alegre João Francisco. Estou ansioso para ler suas histórias prometidas por Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  6. Este.senhor. Do .meio se parece com meu pai .João. Francisco .Campos .Que. A 38 .anos. Eu não .Vejo ele é .filho de .Elvira. Fonseca campos. E .Sebastião .Francisco campos e. Nasceu .m .02/07/1942

    ResponderExcluir
  7. Paea mim, uma das boas qualidades de João Francisco é sua autenticidade.

    ResponderExcluir