Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de abril de 2010

O FURTO DA PENOSA - Por Mundim do Vale


No ano de 1985, mestre Pedro Souza morava no sítio vazante, onde tinha uma pequena propriedade. Generoso como era, quando chegava o verão ele cedia parte da terra para a confecção de tijolos. Seus amigos aproveitavam o barro que tinha bastante solidez, em virtude da mistura das águas dos riacho do machado e do feijão com a terra preta.
Raimundo de Duda, Francisco de Manoel do Sapo, Adailton de Zé Benedito e outros mais, um dia foram queimar uma caieira. Nós sabemos que pra essa atividade sempre tem a bebida e o tira-gosto. Pois essa boa turma resolveu furtar uma galinha e o lugar mais próximo era a casa do saudoso Chico Feitosa que ocupava a casa do Senhor Matias, mas que dormia na casa paroquial, onde por muito tempo foi sacristão.
No planejamento do furto os meninos esqueceram do cachorro Rompe Ferro, que pertencia ao Senhor Acrísio, que morava vizinho e era metido a valente. Quando os pequenos delinqüentes começaram a agir, o cachorro partiu latindo na direção deles e o Senhor Acrísio saiu com um facão para pegar os ladrões.
Nesse momento Vieira neto falou para o resto da quadrilha:
- Ei negrada! Se preocupem só com Rompe Ferro, que com Seu Acrísio não precisa cuidado não. Ele faz mais medo tando com a mão cagada do que tando com um facão.
Em seguida gritou:
- Seu Acrísio! Não tenha medo não. Pode ir dormir tranqüilo, que somos nós furtando uma galinha pra tira-gosto. Terminada a operação penosa com sucesso e a farra da queima da caieira, Roberto Souza ainda criança, saiu com uma sacola plástica na mão, que até então ninguém sabia o conteúdo.
No dia seguinte Chico Feitosa ensaiou uma zuada na calçada sem saber de quem se tratava, quando ficou sabendo dispensou tudo.
Lieda reuniu os responsáveis pelo furto e falou:
- Olhem meninos. Tá certo que foi uma brincadeira, até aí tudo bem. Mas levar o bico, as penas e os pés da galinha e colocar na calçada do oitão da casa de Chico Feitosa, foi o extremo.

Fonte: Fernando Sousa
Penteada: Mundim do vale.

4 comentários:

  1. Pois é. Primo fernando, tem outro Chico Feitosa de Várzea Alegre que possúe um propriedade aqui no Euzébio, onde cria gado.
    Se essa quadrilha resolver a voltar as atividades, eu vou avisar ao Dr. Feitosinha que tenha cuidado, porque pode eles furtarem uma vaca daquelas de menor.
    Abraço.
    Nanum.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Magnólia. Mas as vacas do Dr. Feitosinha são daquelas tipo mini-vaca.

    ResponderExcluir
  3. Prezados amigos.

    Uma historia puxa outra. Numa epoca de pascoa, o Padre Otavio, se viu diante de uma fila enorme de pessoas para se confessar. Vendo que não dava conta de atender a todos foi em casa apanhou uma batina velha e mandou Chico Feitosa vestir e ocupar um confissionario do lado.

    Qualquer duvida me consulte, disse o padre. Chegou o primeiro e contou um grave pecado: roubei duas galinhas. Chico Feitosa consultou o padre que mandou o confessante rezar duas aves marias como penitencia. Em seguida o segundo confessante afirmou ter roubado uma galinha. Então Chico Feitosa fez a conta e passou a penitencia: Volte e roube mais uma e reze duas ave marias.

    ResponderExcluir
  4. convém lembrar que as vacas e bois do Dr. Feitosinha têm nome de gente famosa: Pelé, teresa Collor, Xuxa, garrincha, Maradona, etc... só não tem nome de gente, Acerola. Mas se roubasssem alguma se seria muito bem feito para ele pagar as galinhas d eminha mãe que ele mandaou a turma do Gibão roubar, alía´s, quando ele soube que tinha delas da minha casa, queria que os meninos devolvessem. mas eu ainda mando nanum fazer um verso com ele prá me vingar.

    ResponderExcluir